Cidades

Sala de Alerta da Semarh prevê temperaturas bem elevadas em todo o estado neste verão

Nova estação tem início nesta quarta-feira (21), às 18h48, quando teremos o dia mais longo e a noite mais curta do ano

Por Agência Alagoas com Assessoria 21/12/2022 16h36 - Atualizado em 21/12/2022 21h19
Sala de Alerta da Semarh prevê temperaturas bem elevadas em todo o estado neste verão
Segundo o meteorologista da Semarh, termômetros podem atingir marca de 31º e 32º na faixa litorânea e 40º no Alto Sertão - Foto: Ascom Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prevê a ocorrência de altas temperaturas em todo o Estado neste verão. A nova estação tem início nesta quarta-feira (21), às 18h48, quando teremos o dia mais longo e a noite mais curta do ano, fenômeno astronômico conhecido como solstício de verão.

Segundo o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, o período será caracterizado por temperaturas bem elevadas em todas as regiões, com os termômetros atingindo a marca de 31º e 32º na faixa litorânea e 40º no Alto Sertão.

Em relação às chuvas, o meteorologista explica que a estação está fora do período chuvoso e da recarga hídrica de Alagoas, mas é uma época muito importante para a população do Agreste e Sertão, devido à ocorrência de trovoadas, que ajudam a encher barreiras e cisternas.

Cuidados com o sol

Importante ressaltar que o verão é a época de maior incidência de radiação solar, por isso é indicado evitar a exposição ao sol nos horários de pico e o uso de protetor solar.