Cidades

Cresce procura por academia na capital com o verão se aproximando

Com a proximidade da estação mais quente do ano, estabelecimentos registram aumento de até 40% no número de alunos

Por Luciana Beder - colaboradora com Tribuna Independente 03/12/2022 08h33
Cresce procura por academia na capital com o verão se aproximando
Educador físico Jamerson Bruno diz que é preciso ao menos três meses para aluno começar a ver resultados - Foto: Adailson Calheiros

Com o verão se aproximando, muitas pessoas decidem melhorar o próprio corpo para curtir a estação da melhor forma. Em algumas academias de Maceió, o aumento no número de alunos, nessa época do ano, chega a 40%. Segundo o educador físico Bruno Cajé, a maioria dos alunos que se matricula perto do verão tem entre 18 e 30 anos e, entre os principais objetivos, estão a perda de gordura, ganho de massa magra e definição corporal.

“O número de clientes costuma aumentar bastante nos meses finais do ano, com o início do verão, por conta da busca de melhorias no corpo. E o que a gente mais escuta dos alunos, que entram na academia em busca de um corpo perfeito para o verão, é a busca de resultados rápidos e, muitas vezes, eles não conseguem esses resultados tão rapidamente como achavam que conseguiriam”, disse Cajé.

Ainda segundo o educador físico, muitos alunos acabam saindo das academias, após o verão, por não conseguirem os resultados esperados em um curto espaço de tempo. “Principalmente, essa faixa etária mais jovem costuma querer resultado de forma rápida e acaba se frustrando. Nós pedimos um espaço de, pelo menos, dois a três meses para começar a notar resultados. É necessário ter paciência e cautela para chegar no corpo desejado”, afirmou.

O profissional de Educação Física Jamerson Bruno também recomenda um período de três meses para o aluno começar a ter resultados e disse que o sedentarismo delonga esses resultados.

“É necessário que ocorra a adaptação biológica, o processo começa de dentro para fora. Qualquer mudança que a pessoa queira é importante que seja de longo prazo. E quanto mais tempo você passa sem praticar atividade física, mais difícil é para você fazer algum exercício físico, seu corpo estará acostumado a não gastar calorias e isso dificulta até mesmo a ter motivação para fazer atividade física. Muitas vezes também, a pessoa faz alguma dieta do dia para noite para perder barriga e isso pode acabar prejudicando ao invés de ajudar”, contou.

Treino e alimentação adequada são receitas para alcançar objetivo


A técnica de enfermagem Márcia Rayane está entre os alunos que iniciaram a prática de atividade física nessa época do ano. “Eu já estava querendo há muito tempo, aí minhas amigas, que já treinam há um bom tempo, me incentivaram e também vi o resultado delas, que me incentivou mais ainda. Comecei há um mês e já estou vendo resultado, minha meta é ganhar massa muscular e já ganhei alguns quilinhos, o que me estimula a continuar”, afirmou.

Já a recepcionista Vanessa Teixeira começou a praticar atividade física, há mais de dez anos, em busca do corpo para o verão e frequenta academia até hoje, não só por estética, mas também por saúde.

“No início, foi questão de estética, sempre fui magrinha, queria ganhar mais massa, ficar com o corpinho mais bonitinho e fui vendo que estava beneficiando bastante a minha saúde. Se você não fizer um treino certinho, não tiver disciplina, foco, demora muito para ver resultado. Hoje em dia, me alimento melhor e vejo que pra mim traz muitos benefícios”, disse.

NUTRICIONISTA

A nutricionista Isabela Lins explicou que para se chegar à forma pretendida é preciso aliar o treino a uma alimentação adequada e programada, sendo necessário buscar o auxílio de um profissional.

“Todo objetivo exige uma conduta diferenciada, inclusive, adequada à rotina do paciente. Por exemplo, muitas pessoas querem emagrecer, mas, umas trabalham e comem a maioria das refeições fora de casa, outras só comem em casa, outras fazem exercício na academia, outras ao ar livre ou até em casa. Ou seja, a individualidade quanto ao objetivo do paciente, a presença de comodidades, a rotina de trabalho e atividades físicas devem ser aliadas. Por isso, é importante buscar o auxílio de um nutricionista”, afirmou.