Cidades

Desenvolvimento Sustentável inicia atuação de caminhão varredeira na limpeza da capital

Equipamento passará por fase experimental em quatro rotas pré-estabelecidas pelo órgão

Por Alexandre Vieira / Ascom Sudes 29/11/2022 17h44
Desenvolvimento Sustentável inicia atuação de caminhão varredeira na limpeza da capital
Desenvolvimento Sustentável inicia atuação de caminhão varredeira na limpeza da capital - Foto: Ascom Sudes

Realizar a limpeza de grandes áreas, como ruas ou praças de uma cidade, costuma ser um desafio quando o processo é feito manualmente. Sendo assim, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou, nesta terça-feira (29), visando aprimorar a limpeza urbana da capital, o uso de um caminhão varredeira, equipamento capaz de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas.

O equipamento conta com duas escovas laterais com larga faixa de limpeza (até 3,6 metros), que direcionam os detritos para dois dutos de sucção potentes, capazes de remover do ambiente areia, folhas, galhos, embalagens descartadas incorretamente pelos transeuntes (como latas de alumínio e sacolas plásticas), entre outros resíduos.

O equipamento é altamente flexível em sua operação, limpando de forma eficaz áreas com diferentes tipos de pavimento, inclusive inclinados. Outro benefício é que o equipamento possui um reservatório com capacidade para 1.268 litros de água, que são utilizados entre as escovas e os dutos de sucção. Dessa forma, é possível varrer e molhar o ambiente ao mesmo tempo, reduzindo a dispersão de poeira no local.

Carol Vergetti, diretora de operações da Superintendência, explica que o órgão mantém tentativas constantes de aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió.

"Esse equipamento é uma novidade na gestão do prefeito JHC. Assim como ele busca sempre estar atualizado e ofertando o melhor para a população, nós também fazemos. Estamos conhecendo e implantando, aos poucos, novas tecnologias que devem ser úteis para que a cidade se mantenha limpa e organizada. Maceió merece que a limpeza urbana seja de alta qualidade", disse.

A princípio, o caminhão varredeira irá atuar em fase experimental por um período de quatro dias em rotas pré-estabelecidas pela Sudes, dentro do Benedito Bentes, mais especificamente nas avenidas principais, proximidades da UPA do bairro e na Rota do Mar.