Cidades

Secretaria alerta para chuvas, raios e alagamentos no fim de semana em Alagoas

Existe risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação de pequenos rios e riachos

Por Redação com assessoria 04/11/2022 19h45 - Atualizado em 05/11/2022 08h01
Secretaria alerta para chuvas, raios e alagamentos no fim de semana em Alagoas
Fim de semana deve ser de chuva em Alagoas - Foto: Divulgação

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico para o acumulado de chuva neste final de semana em algumas regiões de Alagoas.

Segundo a secretaria, o tempo chuvoso deve ser registrado a partir desta sexta-feira (4) e as chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste. O aviso é válido até o próximo domingo (6), às 23h59.

Os acumulados podem ser expressivos em todas as regiões ambientais de Alagoas. Existe risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação de pequenos rios e riachos.

Também é necessário ter atenção à queda de árvores, placas, coberturas metálicas, estruturas fragilizadas e objetos que poderão atingir as redes elétricas nas regiões com previsão de rajadas de vento. Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado de Alagoas. A tendência é que as chuvas atinjam inicialmente o oeste de Alagoas e posteriormente espalhem-se para o restante do Estado.

A recomendação do governador Paulo Dantas é de que as equipes estejam de prontidão para qualquer emergência.

Em áudio, o tenente-coronel Moisés Melo, da Defesa Civil, diz que a situação está sob controle, tranquiliza a população, mas pede atenção aos riscos de alagamentos e às situações que podem representar perigo de acidentes, como quedas de árvores em decorrência dos fortes vento. Estruturas metálicas e objetos que possam atingir a rede elétrica também podem oferecer perigo à população.

Confira o áudio abaixo:

Audios

Tenente-coronel Moisés Melo, da Defesa Civil estadual