Cidades

Prêmio MPT na Escola: estudantes de Alagoas são finalistas de etapa nacional

Municípios de Campo Alegre, Maceió e União dos Palmares poderão vencer categorias de Conto, Música e Desenho, respectivamente; resultado será anunciado no dia 1º de dezembro

Por Ascom MPT/AL 13/10/2022 15h25 - Atualizado em 13/10/2022 18h55
Prêmio MPT na Escola: estudantes de Alagoas são finalistas de etapa nacional
MPT na escola - Foto: Ilustração

Estudantes de três unidades de ensino dos Municípios de Campo Alegre, Maceió e União dos Palmares estão entre os finalistas do Prêmio MPT na Escola 2022 – "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil". A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgou nesta quarta-feira (12) os melhores trabalhos da etapa nacional.

Pela primeira vez, o Município de Campo Alegre poderá receber o prêmio nacional do MPT na Escola. A estudante Lavignia Vitória da Conceição Santos, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva, concorre na categoria Conto para acadêmicos das 6ª e 7ª séries do ensino fundamental.

Também podem vencer o prêmio MPT na Escola os estudantes Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira, da Escola Municipal Pedro Suruagy, do Município de Maceió. São os representantes alagoanos na categoria Música para estudantes da 4ª e 5ª série.

Já o Município de União dos Palmares será representado pela estudante Izequiela Noemi dos Santos, da Escola Municipal Manoel Rosa da Paz. Ela disputa a categoria Desenho, para alunos da 6ª e 7ª séries.

"Foi com imensa alegria que recebemos o resultado da classificação de três trabalhos dos alunos e alunas dos Municípios de Campo Alegre, Maceió e União dos Palmares para a premiação na etapa nacional do Projeto MPT na Escola. É emocionante ver o protagonismo das crianças e adolescentes alagoanos na luta contra ao trabalho infantil e perceber quanta sensibilidade eles depositaram em cada trabalho produzido. A ideia é que a partir do trabalho do tema em sala de aulas o discurso permissivo do trabalho infantil seja desconstruído pouco a pouco, pelos próprios alunos e alunas, que passarão funcionar como agentes de transformação social levando a mensagem da proibição e dos malefícios do trabalho precoce", comemorou a coordenadora regional da Coordinfância do MPT em Alagoas, procuradora Cláudia Soares.

MPT anunciará resultados em dezembro

Nesta edição do Prêmio MPT na Escola, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que ocorrerá no dia 1º de dezembro, às 14h. Este ano, 19 regionais participaram da disputa.

O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes trabalhadores e trabalhadoras.

Tags: