Cidades

Alagoanos de coração falam sobre paixão e admiração pelo Nordeste

Empresário Antonio Pinaud veio para trabalhar em Alagoas há quase 40 anos e é extremamente orgulhoso de fazer parte da região

Por Luciana Beder - colaboradora / Tribuna Independente 08/10/2022 08h35
Alagoanos de coração falam sobre paixão e admiração pelo Nordeste
Turistas de São Paulo, Andrea e Edvaldo estão fazendo um tour pelo NE com a família: 'gostamos tanto de Alagoas que resolvemos ficar mais um dia' - Foto: Edilson Omena

No dia 8 de outubro, pessoas naturais e não naturais do Nordeste celebram a cultura, história e existência do povo nordestino. Natural do Rio de Janeiro, o empresário Antonio Pinaud veio para trabalhar em Alagoas há quase 40 anos e é extremamente orgulhoso de fazer parte do Nordeste e poder contribuir para o desenvolvimento de Alagoas.

“Cheguei em 1983 para coordenar um projeto muito importante na época do Banco Mundial. Na sequência, fui convidado para trabalhar em um complexo petroquímico que estava se instalando em Marechal Deodoro e aí eu fui ficando. Depois, abri minha empresa, que já vai completar 30 anos, e tive a oportunidade de dar minha contribuição para Alagoas. Fui diretor-presidente da Desenvolve, secretário de Desenvolvimento Social e depois gestor intersetorial do Programa Cria”, contou.

Pinaud recebeu o título de cidadão honorário de Alagoas e se considera alagoano de coração e alma. Ele disse que é apaixonado pelo Nordeste, pelo seu povo, cultura e todas as questões inerentes ao povo nordestino.

“Eu me considero nordestino porque tenho uma admiração extraordinária pelo povo do Nordeste. A minha admiração é pela resiliência, garra e, principalmente, pela inteligência e criatividade. É um povo extraordinário. Quando eu vejo o Nordeste, a única palavra que me vem à mente é oportunidade. Têm muitas oportunidades, em especial, no nosso estado de Alagoas”, afirmou.

O analista de sistemas Rogério Freitas é natural de Minas Gerais, mas também se considera alagoano de coração. “Meu pai veio para trabalhar em Alagoas e eu era de menor, na época. Sou mineiro de nascimento e alagoano de coração. Moro aqui há 26 anos”, contou.

Atualmente, Freitas trabalha com artesanato e disse não trocar Alagoas por outro lugar. “Não tenho vontade de sair daqui, gosto muito do povo e das praias. Temos um povo muito acolhedor. O custo de vida e segurança também me motivam a não sair daqui”, afirmou.

Nas redes sociais, muitos famosos também declaram o amor pelo Nordeste, como o jornalista Zeca Camargo, que publicou um vídeo celebrando a cultura nordestina. “É um lugar que eu amo. Primeiro, porque sou brasileiro e, segundo, porque conheço bem, chego lá e sou bem recebido, bem tratado. Chego no Nordeste e falo ‘isso é Brasil, é o Brasil maravilhoso’. A gente não pode negar que a parte do Nordeste na nossa cultura, na nossa identidade é enorme”, disse em um trecho do vídeo.

Turistas consideram o povo nordestino acolhedor e receptivo

Natural do Rio de Janeiro, Bruno veio com a esposa Gabriela para passar dez dias em Alagoas após pesquisas na internet e disse ter gostado bastante do povo nordestino. “Na verdade, é a nossa primeira vez no Nordeste. Pesquisamos, vimos que Alagoas é considerado o Caribe Brasileiro e decidimos conhecer. Gostamos bastante do pessoal daqui, é muito receptivo, gente boa. Lá no Rio, as pessoas são receptivas, mas aqui é diferente, são mais acolhedoras”, afirmou Bruno Milane.

O auditor fiscal Wellington Santana nasceu no Nordeste, mas foi para Brasília aos dois anos de idade. Ele contou que veio com a esposa e o filho para Alagoas por indicação de amigos e já está pensando em comprar um imóvel no estado.

“Sou nordestino, de Pernambuco, mas fui para Brasília quando tinha dois anos, então me considero brasiliense. Mas o Nordeste está no meu coração. Me falaram muito bem de Alagoas, falaram da orla de Maceió, dos passeios turísticos. Maceió é uma cidade muito acolhedora, pessoal muito simpático, tem uma urbanização e acessibilidade muito propícia para o turista. Com certeza, pretendo voltar mais vezes e comprar alguma coisa por aqui, uma casa de praia ou algo do tipo”, disse Santana.

Andréa Melo de Jacareí, interior de São Paulo, está fazendo um tour pelo Nordeste com toda a família. Nessa sexta-feira (7), ela e o marido Edvaldo Silva aproveitaram para conhecer o artesanato alagoano. Segundo ela, a viagem já estava sendo planejada a mais de um ano e meio. “Gostamos muito de turistar pelo Nordeste, é lindo demais. Já conhecia Bahia e Rio Grande do Norte. Desta vez, estamos passando por Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Gostamos muito do pessoal, somos muito bem tratados. Inclusive, gostamos tanto de Alagoas que íamos embora hoje, mas decidimos deixar para amanhã. Amamos e vamos voltar”, contou.