Cidades

Candidatos que se autodeclararam negros em concurso de TI realizam conferência de veracidade

Verificação faz parte das atribuições da Comissão de Heteroidentificação instituída pelo Regional Trabalhista da 19ª Região

Por Ascom TRT/AL 04/10/2022 16h50 - Atualizado em 04/10/2022 21h39
Candidatos que se autodeclararam negros em concurso de TI realizam conferência de veracidade
Candidatos foram habilitados nas provas objetivas e discursivas para vagas de analista e técnico Judiciário - Foto: Ascom TRT/AL

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, na última sexta-feira (30/9), por meio da Comissão de Heteroidentificação, a aferição de veracidade da autodeclaração como pessoa negra dos candidatos habilitados nas provas objetivas e discursivas para vagas de analista e técnico Judiciário – área apoio especializado – especialidade tecnologia da informação.

O candidato para o cargo de analista judiciário, Daniel Ranine Pena de Sá, foi uma das pessoas que se autodeclarou negro. Ele participou da avaliação de veracidade com grandes expectativas em sua aprovação. "Alagoas é o primeiro estado do Nordeste no qual participo de um certame. Espero ser nomeado para trabalhar neste egrégio Regional", afirmou.

A Comissão Principal de Heteroidentificação foi composta por um magistrado e dois servidores do TRT19, além de dois membros especialistas indicados pela Fundação Carlos Chagas, com a anuência do Tribunal. Já a Comissão Recursal é composta por três membros, sendo um magistrado, um servidor do Tribunal e um especialista indicado pela Fundação Carlos Chagas, com a permissão do TRT19. Também foram constituídos suplentes para todos os membros.

De acordo com o cronograma de provas e publicações, constante do edital nº 04/2022, o prazo para interposição de recurso quanto ao resultado da entrevista dos candidatos negros será de 10 a 11 de outubro. No dia 26 de outubro, será a publicação do resultado definitivo, após análise de recurso e resultado final.

Vagas

O concurso público ocorreu para o preenchimento de oito vagas existentes no quadro de tecnologia da informação do TRT-19. Foram duas vagas destinadas ao cargo de analista judiciário e seis para o de técnico judiciário - sendo uma para candidatos com deficiência e uma para negros. As provas foram elaboradas pela Fundação Carlos Chagas.

EDITAIS