Cidades

CPRM e Defesa Civil Nacional visitam áreas afetadas por rachaduras no Pilar

Órgãos debatem possíveis causas das rachaduras que surgiram em três áreas do municípios

Por Assessoria 30/08/2022 15h05 - Atualizado em 30/08/2022 22h03
CPRM e Defesa Civil Nacional visitam áreas afetadas por rachaduras no Pilar
CPRM e Defesa Civil estiveram em Pilar para avaliar rachaduras no município - Foto: Assessoria

Representantes da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (30), para debater as possíveis causas das rachaduras que surgiram em três áreas da cidade do Pilar. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, que monitora o levantamento sobre o fenômeno identificado há pouco mais de um mês.

Vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues representou o prefeito Renato Filho durante a reunião. Ela recepcionou as equipes lideradas pelo secretário nacional de Defesa Civil, coronel PM Alexandre Lucas, reforçando o apoio aos estudos, bem como o compromisso da gestão municipal no acolhimento das famílias afetadas – todas já assistidas por meio de aluguel social.

O coordenador da Defesa Civil do Pilar, Almir Santos, por sua vez, explicou que a Prefeitura, inclusive, já iniciou o processo de demolição da quadra de esportes destruída pelas rachaduras. O Município também já havia interditado a Unidade Básica de Saúde José Manuel dos Santos, que fica localizada no mesmo bairro Padre Cícero e teve realocado o atendimento à população.

Nesta terça, as equipes também estiveram no bairro Grajaú, percorrendo, ainda, trecho da Rua Drº Antônio Cansanção. Agora, os órgãos irão avaliar, conjunta e paulatinamente, quais medidas devem ser adotadas frente à suspeita de que as rachaduras são fruto de um processo denominado rastejamento, um movimento de massa que pode ser ocasionado por diversos fatores.

Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel BM Moisés Melo, e o promotor Sílvio Azevedo, da Promotoria de Justiça do Pilar.