Cidades

Adolescente de 16 anos realiza campanha para manter abrigo de proteção animal funcionando

Jonathan Ryan cuida de 115 gatos. Destes, 15 têm esporotricose; no local faltam rações, medicamentos e dinheiro para os custos

Por Lucas França com Tribuna Hoje 23/08/2022 16h07 - Atualizado em 23/08/2022 17h07
Adolescente de 16 anos realiza campanha para manter abrigo de proteção animal funcionando
Adolescente cuida de 115 gatos - Foto: Acervo Pessoal

O adolescente Jonathan Ryan, de apenas 16 anos de idade, que atua na causa animal desde 13 anos, está realizando uma campanha em suas redes sociais para conseguir manter em funcionamento o Projeto Miau (@projetoo_miau) que abriga 115 gatos.

De acordo com o adolescente, a situação está complicada. “Estou passando por uma situação difícil, inclusive tive que alimentar meus gatos com cuscuz e sardinha. Além da falta de ração, preciso também de medicamentos, pois 15 gatos tem esporotricose [doença é causada por um fungo chamado Sporothrix schenckii. Esse microrganismo é encontrado no solo, em farpas, palha, vegetais, madeiras, entre outros locais. Os bichanos podem se infectar em qualquer ambiente contaminado quando feridas na pele dele entram em contato com superfícies contaminadas ou quando ele se arranha em alguma planta, por exemplo. Uma vez que o fungo infecta o animal, o pet começa a apresentar os primeiros sinais clínicos. No geral, a doença em gatos se apresenta como uma ferida na pele, que não cicatriza e cresce rapidamente quando não é tratada]’’, explica Ryan.

O protetor da causa animal disse que atualmente precisou se mudar com os gatos para um local maior para eles terem uma qualidade de vida melhor, no entanto as dificuldades financeiras são muitas. “A nova morada fica localizada no Trapiche da Barra, o valor da casa é R$ 1500,00. E estou recebendo pouquíssimas doações, precisando de ração para os animais”, comenta Ryan lembrando que ‘’mal consegue dormir, tenho problemas de ansiedade, e depressão, pois dá conta de tudo isso não é fácil’’, conta.


Preocupado com a situação atual do abrigo, o Ryan enumera as dificuldades. “Como falei, tem contas de água, energia e temos que comprar ração e não é barato, em média um saco de 20kg só dura apenas uma semana, e o no valor é R$ 220,00, isso tudo fora as medicações que são caras’’, pontua Jonathan Ryan.

Ryan fala que não viaja para cuidar dos animais e não deixar eles na rua. “Eu durmo dentro do abrigo, na verdade passo a minha vida inteira no abrigo! Não viajo, não vou pra lugar nenhum, pois eu vivo aqui, cuidando deles e tentando amenizar o sofrimento de cada um’’, afirma.

Jonathan Ryan, de apenas 16 anos de idade, atua na causa animal desde 13 anos (Foto: Acervo pessoal)



Para às pessoas que quiserem ajudar, o projeto ir até o abrigo, ou seguir a página no Instagram @projetoo_miau.

Veja no vídeo abaixo os animais comendo o cuscuz com sardinha por falta de ração. O adolescente afirma que está fazendo o possível e o impossível para reverter a situação do abrigo. "Tenho fé em Deus que vamos conseguir manter o projeto em pé''.