Cidades

Começam as obras de reforma da sede histórica da OAB Alagoas

Sede histórica da OAB fica localizada no Centro de Maceió

Por Assessoria 10/06/2022 15h02
Começam as obras de reforma da sede histórica da OAB Alagoas
Sede histórica da OAB Alagoas no Centro de Maceió - Foto: Edilson Omena

A Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) e a Ordem dos Advogados do Brasil Secional Alagoas (OAB Alagoas) deram início à reforma do prédio da sede histórica da OAB, localizado no centro de Maceió. O espaço, que também abrigou a Faculdade de Direito e faz parte da história da advocacia alagoana, vai passar por uma ampla reforma e se transformar em um centro de assistência, trabalho e convivência para os advogados e advogadas do estado.

Essa primeira parte dos trabalhos consiste na substituição das telhas por materiais mais modernos, que são mais resistentes e de maior longevidade, seguida da troca das calhas com o intuito de melhor resistir às chuvas. Por fim, todo o madeiramento que apresentar desgaste será trocado. “A reforma já está em andamento, inicialmente pelo telhado, que será todo revisado e trocado, em razão da precariedade do mesmo e das infiltrações que prejudicam todo o imóvel. A previsão é que o projeto geral de reforma comece em julho, com os trabalhos iniciando pelo térreo”, explica Ianara Vasconcelos, coordenadora da Comissão da Reforma da Sede Histórica da Caixa de Assistência dos Advogados.

Segundo ela, a reforma geral que será realizada no imóvel visa a revitalização do prédio, que encontra-se subutilizado e sem condições de pleno uso, desde a mudança para a nova sede da OAB Alagoas, em Jacarecica. “O projeto vai devolver ao local a condição de “Casa da Cidadania”, com atendimento à sociedade em geral, com melhores instalações para as comissões, principalmente de Direitos Humanos, que mantém convênio para o atendimento psicológico para vítimas de violação de direitos humanos, além das demais comissões que visam a garantia dos direitos sociais”, diz Ianara Vasconcelos.

Com as mudanças, haverá ampliação dos serviços oferecidos pela Caixa de Assistência e pela OAB Alagoas. “O espaço contará, entre outras coisas, com sala de peticionamento, sala de coworking, cafeteria, biblioteca, centro de saúde, certificação digital, secretaria, tesouraria, ouvidoria, salas de comissões da OAB, posto do INSS, sala da Caixa de Assistência dos Advogados, serviços financeiros, e Museu da Advocacia. O auditório também será reformado”, detalha Leonardo de Moraes, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas.

O projeto de reforma geral da sede histórica da OAB Alagoas já foi entregue, em Brasília, por Leonardo de Moraes, pelo presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, e pela conselheira federal Cláudia Medeiros, ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Simonetti, e ao presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento.