Cidades

Defesa Civil Estadual atualiza números e quase 20 mil estão desabrigados e desalojados em Alagoas

Pior situação entre os municípios é de Coruripe, que tem 3.195 desalojados e 740 desabrigados

Por Tribuna Hoje com Agência Alagoas 08/06/2022 16h47 - Atualizado em 11/06/2022 13h48
Defesa Civil Estadual atualiza números e quase 20 mil estão desabrigados e desalojados em Alagoas
Nível do Rio Mundaú estava alto na terça-feira, mas não chegou a transbordar - Foto: Edilson Omena

O boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, liberado na tarde deste sábado (11), informou que 19.684 pessoas estão afetadas pelas chuvas que têm caído no estado em 34 municípios alagoanos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até o momento haviam 3.367 pessoas desabrigadas e 16.315 desalojadas. Dois óbitos foram registrados, sendo um em São Miguel dos Campos e outro em Coruripe.

O município com maior número de pessoas atingidas é Coruripe, com 740 pessoas desabrigadas e 3.195 desalojadas, totalizando 3.936 pessoas afetadas pelas chuvas. Na capital, a Defesa Civil Estadual registrou 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas.

Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são São Miguel dos Campos, com quase 3 mil entre desalojados e desabrigados e um óbito; Marechal Deodoro com 2.100 afetados; Penedo, com 1.982 desabrigados e desalojados; e Igreja Nova, com 400 desabrigados e 1.540 desalojados.

Novas cinco cidades alagoanas entram em Situação de Emergência

No primeiro decreto, divulgado em 26 de maio, eram 33 municípios, no entanto, quatro deles foram retirados da lista porque voltaram à normalidade e outros cinco entraram. Agora são 34 cidades em emergência.

Os municípios que entraram na lista foram: Jundiá, Major Izidoro, Quebrangulo, São Luís do Quitunde e Tanque d’Arca. Já as cidades que saíram foram: Campo Alegre, Flexeiras, São Miguel dos Milagres e São Sebastião.

O Decreto foi reeditado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador Paulo Dantas (MDB) (veja lista de cidades ao final do texto). O decreto, válido por 180 dias, permite mais agilidade nas ações para minimizar os impactos causados pelo temporal.

As pessoas desabrigadas e desalojadas dos municípios que estão em emergência receberão o benefício Auxílio-Chuvas. Segundo o governador Paulo Dantas, a quantia de R$ 2 mil é um apoio financeiro que será dividido em quatro parcelas.

Nível dos rios

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e hidrológicas. O monitoramento diário da previsão de tempo, assim como dos níveis dos rios, pode ser feito pelo site da Semarh, nos links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico

Veja lista das cidades no decreto atual

Estão listados no novo decreto: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Jundiá, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Tanque D’Arca, Teotônio Vilela e Traipu.