Cidades

Equipes recolhem 3 toneladas de lama e lixo da área interna do Mercado da Produção

Alas do equipamento foram lavadas na manhã desta quinta (26); equipes seguem realizando manutenções no local

Por Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 26/05/2022 17h53 - Atualizado em 26/05/2022 19h27
Equipes recolhem 3 toneladas de lama e lixo da área interna do Mercado da Produção
Semtabes alerta para que comerciantes do mercado e comunidade do entorno façam descarte correto de resíduos para evitar entupimento de galerias - Foto: Ascom Semtabes

As equipes de limpeza da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizaram a retirada de 3 toneladas de lama e resíduos sólidos das alas A e B do Mercado da Produção, no bairro da Levada, nesta quinta-feira (26).

Entre o lixo recolhido na manhã de hoje estavam copos descartáveis, sacolas plásticas, vísceras, escamas de peixe e pele de galinha, que se misturaram à lama trazida pelas fortes chuvas.

O titular da Semtabes, Ranilson Campos, ressalta que é importante a colaboração dos permissionários para manter a limpeza do equipamento público. “Quando esses resíduos não são descartados de forma correta, eles acabam nas galerias pluviais do mercado e prejudicam o escoamento da água das chuvas naquela região. Por isso, é preciso que todos contribuam para a limpeza do mercado e do seu entorno. Contamos com o apoio dos permissionários e também da comunidade”, acredita Campos. Ele reforça, ainda, que as equipes de limpeza da Semtabes estão de prontidão.

Ainda na manhã desta quinta, uma equipe técnica da Semtabes, liderada pelo diretor de Abastecimento, Cláudio Leão, vistoriou as ações de reparos e manutenções das áreas internas do Mercado da Produção.

Limpeza regular


De segunda a domingo, as equipes de limpeza do equipamento público realizam a varrição e lavagem das dependências. O lixo da parte interna do mercado é retirado diariamente, chegando a três toneladas no final do dia. Já no entorno do mercado, o volume chega a 18 toneladas de resíduos sólidos recolhidos, todos os dias.

Semtabes alerta para que comerciantes do mercado e comunidade do entorno façam descarte correto de resíduos para evitar entupimento de galerias (Foto: Ascom Semtabes)

O Mercado da Produção recebe regularmente as ações preventivas do Mutirão de Limpeza. O último realizado foi na segunda-feira (23). Na oportunidade, foram recolhidos seis toneladas de resíduos do local, com recolhimento de entulhos, resíduos de capinação e material retirado da limpeza das galerias pluviais do mercado.

“Os mutirões de limpeza dão um suporte a mais para que os mercados públicos tenham reforço na higienização do local, mas também para que as galerias permaneçam sem resíduos acumulados e a água da chuva possa escoar com facilidade. Sem dúvidas, essas ações preventivas auxiliam em momentos como esse, quando o volume de chuvas é mais do que o esperado”, alerta Ranilson Campos.

Os mutirões de limpeza são coordenados pela Semtabes e conta com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e as Superintendências Municipais do Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). O objetivo da iniciativa é garantir o reforço na higienização e segurança sanitária nos mercados, feiras, Centro Pesqueiro e Shopping Populares.