Cidades

Moradores de residência atingida por deslizamento de barreira estão alojados na casa de parentes

Móveis e eletrodomésticos ficaram encobertos por lama e muitos destruídos em residência no Flexal de Cima

Por Lucas França com Tribuna Hoje 24/05/2022 13h08 - Atualizado em 24/05/2022 16h29
Moradores de residência atingida por deslizamento de barreira estão alojados na casa de parentes
Maurício José tentou recuperar alguns objetos nos cômodos atingidos - Foto: Edilson Omena

Os moradores da residência que foi atingida por um deslizamento de barreira na madrugada desta terça-feira (24), no Flexal de Cima, no bairro de Bebedouro, em Maceió, e outras seis famílias estão alojados em casa de parentes. Apesar do susto não houve registros de feridos.

O mecânico Maurício José dos Santos disse que estava deitado com a esposa quando ouviu o barulho, levantaram da cama e correram. "O deslizamento aconteceu antes das 2h da madrugada. Eu estava deitado com minha esposa prontos para dormir quando ouvimos o barulho e corremos, não deu tempo nem de colocar uma roupa. De imediato a reação foi correr para a sala, vestimos uma roupa e saímos da casa".

Veja no vídeo como ficou a casa atingida:

Ainda segundo Maurício, ainda na madrugada a Defesa Civil Municipal foi acionada ao local para auxiliar os moradores. "O órgão enviou uma equipe e isolou ao menos cinco imóveis vizinhos, que estão sob risco. Perdemos a moradia, mas graças a Deus estamos vivos", pontua o mecânico lembrando que parte de seus eletrodomésticos e móveis tinha menos de três meses de uso. "O que estava na cozinha, a parte mais atingida, perdemos praticamente tudo, meu fogão tinha apenas dois meses de uso, mesa... enfim, até o aparelho de televisão na correria foi danificado".

Objetos com poucos meses de uso ficaram destruídos (Foto: Edilson Omena)

A esposa do mecânico ainda estava em estado de choque e preferiu não conceder entrevista. 

O auxiliar de cozinha, Aílton Vieira, vizinho e amigo de Maurício, também precisou sair da residência que mora com sua família e se alojar em casas de parentes. "Minha sorte foi que estava acordado. Estava tomando banho quando aconteceu a queda da barreira, de imediato corri, pois a minha casa é ao lado da residência de Maurício. Foi correria por conta do susto. Agora estamos alojados na casa de alguns parentes no bairro da Pitanguinha e já tentando resolver para onde iremos e quais apoios dos órgãos competentes teremos".

Aílton e Maurício estavam no local na manhã desta terça-feira (24) tentando recuperar o que não foi danificado. Eles informaram que foi feito um cadastro das famílias que precisaram sair das residências. "Foi feito um cadastro e o local isolado. Agora é aguardar o que será feito. Mas, queríamos mesmo era que a Braskem e a Prefeitura resolvesse logo a realocação. Outras casas podem ser prejudicadas futuramente", ressaltam as vítimas.

Aílton Viera ficou com medo de barreira derrubar sua residência com a família dentro (Foto: Edilson Omena)



DEFESA CIVIL


Por meio de nota, a Defesa Civil explicou que a estrutura da casa ficou colapsada parcialmente e, por segurança, sete famílias precisaram deixar os imóveis e foram levadas a um local seguro.

"A Defesa Civil atua, desde as primeiras horas desta terça-feira (24), no local onde houve uma ocorrência no Flexal de Cima, em que parte de uma barreira deslizou, atingindo uma residência que colapsou parcialmente.

Ninguém ficou ferido, mas, por segurança, sete famílias deixaram suas casas e foram direcionadas a um local seguro. Os setores operacional e social da Defesa Civil continuam no local para dar todo suporte necessário às famílias".