Cidades
Começa procura por presentes para o Dia das Mães
Comerciantes do Centro da capital estão otimistas com a data, considerada a segunda melhor do ano para o setor varejista
A menos de duas semanas para o Dia das Mães, fluxo de consumidores comprando ou pesquisando presentes para a data começa a crescer no Centro de Maceió. Segundo Dandara Soares, gerente de uma loja de variedades no comércio local, o movimento já aumentou cerca de 30% desde a semana passada, em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Dandara disse que a expectativa para as vendas é elevada. “A proximidade do Dia das Mães, já no dia oito, nos deixa bastante animados, pois além do pagamento de algumas categorias, vamos contar com dinheiro do FGTS e de parte do décimo terceiro que irão contribuir para o incremento das vendas do comércio. Então nossa expectativa para a data é a melhor possível”, afirmou.
Marylana Santos tem 22 anos e terminou o ensino médio em 2020. Ela disse que está desempregada e, por isso, vai precisar economizar e ser criativa para conseguir manter a tradição de presentear no Dia das Mães.
“Quando terminei o ensino médio fui trabalhar como executiva de vendas em uma concessionária. Com a pandemia fiquei desempregada e, como não tinha vínculo empregatício, estou enfrentando dificuldade para me recolocar no mercado. Gostaria de presentear minha mãe e minha vó. Desempregada vou usar a criatividade e comprar algo bem acessível”, lamentou Marylana.
Conforme a presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo, a previsão é que as vendas no comércio do Centro tenham um incremento de pelo menos 10%, em relação ao ano passado. “A data é esperada com muito otimismo por todos nós comerciantes. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o setor, perdendo apenas para o Natal. O comércio está preparado para receber o consumidor. Estamos com vitrines comemorativas, equipes de profissionais aptas a atender o nosso cliente e a variedade característica do nosso comércio que agrada aos mais diversos gostos e bolsos”, afirmou.
ORIGEM DA DATA
Já na antiguidade, festivais e celebrações aconteciam como forma de homenagear a figura materna. No entanto, O Dia das Mães teve origem no início do século XX, nos Estados Unidos para homenagear Ann Jarvis, uma ativista que dedicou a vida a obras de caridade, principalmente durante a Guerra de Secessão.
Ann integrava a igreja metodista e trabalhava conscientizando famílias na Região da Virgínia Ocidental sobre a importância das boas condições sanitárias. Durante a Guerra Civil Americana, ela também ajudou a socorrer soldados que lutavam dos dois lados do conflito. Ann foi idealizadora do Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para unir as famílias que haviam lutado em diferentes lados da guerra.
No Brasil, a data é comemorada oficialmente desde 1932, após um decreto do Presidente Getúlio Vargas.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
2Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
-
3Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
4Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
5Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem




