Cidades

Falso fiscal de obras continua aplicando golpes em Maceió

Criminoso vem agindo em nome da Prefeitura e exigindo dinheiro para regularização de obras irregulares

Por Ascom Sedet 22/03/2022 18h01
Falso fiscal de obras continua aplicando golpes em Maceió
Denúncias chegaram até a Sedet - Foto: Ascom Sedet

Novas denúncias revelam que um falso fiscal de obras, disfarçado de funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), continua agindo em diversos bairros de Maceió e aplicando golpes em responsáveis por obras supostamente irregulares.

O caso veio à tona em agosto de 2021 e até o momento dez pessoas já foram lesadas pelo golpista. Em suas abordagens, segundo as denúncias, o indivíduo solicita o alvará de construção para conferir a regularidade da obra, seguindo o mesmo procedimento adotado pelos agentes públicos de fiscalização da Sedet.

“Se a obra estiver irregular, o argumento utilizado pelo criminoso é que o problema pode ser resolvido com o pagamento de uma taxa para liberação do documento. Várias pessoas têm comparecido à secretaria para receber o alvará e se dão conta que foram enganadas”, relata o engenheiro fiscal de Obras da Sedet, Galvaci de Assis.

O engenheiro explica que uma obra só é considerada legal quando possui o alvará de construção. “Os fiscais do Município não exigem dinheiro, em hipótese alguma, em suas atividades externas. Quem pagar essa taxa ilegal vai perder o valor e ainda terá a obra embargada ou até mesmo judicializada”, alerta.

A orientação é que o responsável pela obra exija a identificação do fiscal e o mais importante é que busque a secretaria para regularizar a situação. O caso foi novamente denunciado às Delegacias do 1º e 2º Distrito Policial da capital e todas as providências estão sendo tomadas, no sentido de descobrir o envolvido nas ações criminosas.

Mais Informações


Para obter informações a respeito da veracidade da fiscalização ou tirar dúvidas, a população pode ligar para a Diretoria de Fiscalização de Obras da Sedet, por meio dos números (82) 3312-5203 ou 3312-5233, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.