Cidades
Pastor Luiz Hamilton realiza mutirão de ação social e beneficia população carente do Benedito Bentes
A primeira edição aconteceu em 12 de agosto de 1998, há 24 anos, e dessa vez a ação aconteceu no Ginásio do Colégio Fantástico no bairro, do Benedito Bentes I
“Se é feito com amor, tem que ser de graça”. É com essas palavras que o pastor Luiz Hamilton fala do mutirão de ação social do Projeto Primeiro Amor com comunidades carentes do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, que acontece nessa quinta-feira (17).
A primeira edição aconteceu em 12 de agosto de 1998, há 24 anos, e dessa vez a ação aconteceu no Ginásio do Colégio Fantástico no bairro, do Benedito Bentes I, parte alta da capital, até as 17h.
A Associação Primeiro Amor leva a população carente em situação de vulnerabilidade social vários serviços. E nesta edição do mutirão são oferecidos aos cidadãos café e sucos e serviços com especialistas com dentistas, exame de vista, clínico geral, cardiologia, mamografia, aferição de pressão, enfermeiros, psicológicos, advogados e até cortes de cabelos são oferecidos gratuitamente.
“A Associação não cobra mensalidade e nem anuidade dos beneficiados. Numa ação como a de hoje, nós atendemos até três mil pessoas carentes do Complexo Benedito Bentes”, contou o pastor.
Luiz Hamilton lembra que começou a trabalhar no rádio há 30 anos, desde 1º de maio de 1992. “Hoje atuo na Rádio Correio. Durante minha atuação percebi a carência da população, não só do Benedito Bentes, mas de bairros vizinhos, e em 1998 decidimos inaugurar a Associação para beneficiar essas pessoas”, ressalta.
O vereador Raimundo Medeiros (PTC) ressaltou que o mutirão é de grande importância para a população e que o pastor realiza o trabalho social sem pretensões políticas. “O pastor Luiz Hamilton não é político, ele é um homem caridoso que trabalha pelo social. Quem sai ganhando com a inciativa é a população carente”, elogiou o parlamentar.
Todos os profissionais que atuam no mutirão participam de forma voluntária. Na ação, que tem parceria com vários órgãos instituições como a Uncisal, são oferecidos serviços como encaminhamentos de Raios X de Tudo; Densitometria Óssea; Mamografia e Eletrocardiograma.
O Instituto de Identificação está no local oferecendo o serviço de entrada para retirada de RG sendo a 1ª ou 2ª via. Os interessados neste serviço deve levar: Certidão do Estado Civil (Registro) Original e Legível; CPF (opcional) - Menor de 16 anos deve comparecer com pai ou mãe com RG. Exclusivos para primeira via. Já a segunda via deve estar em mãos com os seguintes documentos: Certidão do Estado Civil (Registro) Original e Legível; Menor de 16 anos deve comparecer com pai ou mãe com RG; Documentação geral opcionais que podem ser usadas - CPF; Titulo de Eleitor; Reservista; PIS / PASEP; CNH; Cartão do Sus; Fator RH; Tipo Sanguíneo.
A organização do evento informa que é proibido para quem vai fazer este serviço usar camisa branca e com decotes no caso das mulheres. Também é preciso levar xérox do RG anterior e registro de nascimento.
Além de todos estes serviços, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), também parceira do projeto ofertará neste dia serviços com os advogados associados de: Direito Previdenciário; Direito Trabalhista; Direito do Consumidor e Direito Criminalista.
“Estamos atendendo diversas especialidades, principalmente aqueles que precisam de esclarecimentos sobre benefícios do INSS. A população mais carente as vezes demora muito tempo até conseguir seu benefício e fica sem renda enquanto tenta realizar exames na rede pública para comprovar a necessidade”, explicou a advogada Rayanne Guimarães.
O Sindpol ficou responsável pelos testes de Glicemia para 3.000 pessoas e a Assomal com os serviços de Cardiologista e Clínico Geral. Já o Senac leva para o mutirão serviços com profissionais na área de beleza com corte de cabelos (para ambos os sexos e idades).
“É importante trabalhar nas comunidades, ir até as pessoas que não podem ir a um salão ou barbearia. Isso é importante para melhorar a autoestima dessas pessoas”, opinou Jailton Correia, instrutor do Senac.
O cirurgião dentista Kildarlen Moura participou do mutirão aplicando flúor nos dentes da população. “É importante promover a higiene bucal e a aplicação de flúor combate a cárie, que, não sendo tratada de forma correta pode levr a uma infecção mais grave, podendo causar inclusive problemas cardíacos”, explica.
O fisioterapeuta Antônio Pereira Chicuta Neto contou que atendeu muitas pessoas com problemas de artrose e artrite, além de dores na coluna. “Aqui podemos dar o primeiro atendimento e orientar as pessoas onde procurar tratamento”, disse.
E a parceria não acaba por ai, a Organização Não Governamental (ONG) Pense Alagoas também chega junto com especialistas nas áreas de pediatra, psiquiatra, exames laboratoriais (Encaminhamento), ginecologista (Encaminhamento) e pré-natal (Encaminhamento).
O pastor presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, Luiz Hamilton lembra que o Projeto Primeiro Amor tem os reconhecimentos dos feitos sociais para comunidade pelos poderes públicos.
“Reconhecimento como o de: Utilidade Pública Estadual da Assembleia Legislativa em 2013, a Comenda Mário Guimarães da Câmara Municipal de Maceió também em 2013, Utilidade Pública Municipal da Câmara Municipal de Maceió em 2019 entre outros’’, comenta Pastor Luiz Hamilton que lembra que os lemas da associação são: O Projeto é de Deus, mas a missão é nossa e quem tem experiência com Deus, sabe onde chega.
A ação tem o apoio da BandNordeste – TV; Câmara Municipal de Maceió; Governo do Estado de Alagoas; OAB Alagoas; Rádio CBN FM 104,5; Rádio MIX FM 97,7; Jornal Tribuna Independente; Rádio Correio FM 88,5; Sistema Correio de Comunicação e Rádio Satuba FM 99,7.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas