Cidades

Funcionário do HM recebe homenagem após salvar idosa de ser atropelada por VLT

Nadilson Silva é funcionário do Hospital Metropolitano há um ano e nove meses, ele trabalha como auxiliar de serviços gerais no turno da noite

Por Ruana Padilha com Ascom Sesau/AL 25/02/2022 16h11
Funcionário do HM recebe homenagem após salvar idosa de ser atropelada por VLT
Diretor do Hospital Metropolitano, Marcos Ramalho, entrega certificado de bravura ao auxiliar de serviços gerais Nadilson Silva - Foto: Catarina Magalhães / Ascom Sesau/AL

Após salvar uma idosa de ser atropelada pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), no bairro do Poço, parte baixa de Maceió, na última terça-feira (22), o mototaxista, Nadilson Silva, de 33 anos, foi homenageado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), noite de quinta-feira (24). Funcionário há um ano e nove meses da unidade, ele trabalha como auxiliar de serviços gerais no turno da noite. Imagens das câmeras de segurança de uma loja mostram quando Nadilson percebeu o momento em que Ruth Acioli, de 77 anos, atravessa a Avenida Walter Ananias em direção ao trilho, no momento exato em que uma composição de VLT se aproxima.

No hospital, Nadilson, explicou que ao parar no sinal, ouviu uma mulher gritando no carro ao lado e percebeu a idosa no trilho. “Eu vi quando uma mulher do meu lado gritou, ela deve ter deduzido que a idosa não ia passar a tempo. Quando eu a vi gritando e olhando pro lado, aí sim eu vi a senhora. Daí eu dei um pulo e saltei para pegar ela. Eu estou muito feliz pela dona Ruth, por ter conseguido salvá-la, simplesmente pulei em cima dela e nós dois saímos da situação sem nem um arranhão”, relembrou.

Emocionado, Nadilson agradeceu por todo carinho que vem recebendo dos amigos de profissão e de todos os funcionários do hospital. “Gratidão a Deus em primeiro lugar! Não é apenas pelo que aconteceu na terça-feira, mas por tudo que vem acontecendo na minha vida. Por toda atenção que venho recebendo dos amigos e dos companheiros de trabalho aqui no hospital. Para mim, isso é coisa de Deus e por isso sou muito grato. Obrigada por todo reconhecimento, para mim foi Deus!”, enfatizou.

Durante a homenagem, o secretário de ações de Saúde da Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) e diretor do HMA, Marcos Ramalho, ressaltou a coragem do servidor e agradeceu por sua ação. “A gente precisa incentivar essas ações, em um mundo onde cada um só cuida de si, precisamos incentivar e reconhecer essas ações para que outras pessoas sigam como exemplo. Então nós fizemos essa homenagem e estamos muito felizes por essa história ter tido um final feliz”, salientou.

Marcos Ramalho destacou, ainda, que todos os funcionários são essenciais para o bom desempenho do hospital e que o trabalho em equipe é fundamental para salvar vidas. “Vocês sabem que o papel que vocês fazem aqui ajuda a salvar vidas. Tem gente que acha que hospital é só médico e enfermeiro, também tinha essa visão, mas é o cara que recolhe o lixo, é o cara que limpa para não ter uma infecção, então assim, todos nós temos um papel importante aqui. Nós ouvimos que o hospital ‘salvou tantas pessoas’, mas fomos todos nós que salvamos”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, também fez questão de deixar registrado a gratidão pela atitude tão corajosa do jovem. “Nadilson merece todas as homenagens possíveis depois de seu ato heroico que salvou a vida da senhora. Ele colocou sua própria vida em risco pela vida de outra pessoa. Assim que soubemos que esse herói trabalhava no Hospital Metropolitano, fizemos questão de o homenagear. Todos sabem que prezamos muito pela humanização e não tem nada mais humano do que a atitude do Nadilson. Queria deixar registrado aqui o meu parabéns e que ele continue a ser esse homem corajoso que pensa nas pessoas”, salientou.