Cidades
Casa da Mulher adere à Campanha Nacional Prevenção da Gravidez na Adolescência
Instituição está realizando palestras educativas em escolas da parte alta
A gravidez na adolescência é um problema social mundial. A ONU estime que a taxa é de 46 nascimentos para cada mil meninas de 15 a 19 anos. No Brasil, a taxa é de 68,4: cerca de 50% a mais. A desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o fator que mais contribui para o fenômeno.
Para evitar as consequências indesejadas, como a evasão escolar e a desestrutura familiar, a instituição social Casa Amigo da Mulher está realizando palestras e ações de conscientização sobre a temática, nas escolas do Benedito Bentes, onde funciona.
A coordenadora da instituição, Wellen Carvalho, explica a importância da iniciativa realizada nas unidades de ensino, a partir desta semana.
"Fizemos o agendamento com os diretores de várias escolas da região beneficiada com as ações da Casa Amigo da Mulher e começamos a realizar as palestras, essenciais para esse jovens e adolescentes.
No início, alguns deles ficam tímidos, por causa do tema, mas com a ajuda de uma enfermeira especializada e de uma assistência social nós fazemos dinâmicas para 'quebra o gelo' e conseguimos tratar da questão, de maneira didática, educativa e preventiva. A receptividade foi muito boa", esclareceu.
A metodologia de ensino preventivo usa linguagem direcionada aos alunos, para facilitar a interação e a compreensão do assunto - de forma lúdica - como ferramenta educativa e preventiva.
"A abordagem sobre a gravidez na adolescência é feita por uma enfermeira especialista no tema e por uma assistente social. As profissionais ainda abordaram outro assunto essencial para os alunos: as garantias do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Na oportunidade, também apresentamos os demais serviços oferecidos pela instituição, que podem beneficiar às famílias", detalhou.
Comunidade escolar
O Centro Educacional Madre Valdelicia foi uma das escolas beneficiadas com a ação. A diretora pedagógica da escola, Nívia Janine, lembrou o que diz o ditado: previnir é o melhor remédio.
"O tema abordado pela palestra é muito pertinente a nossa comunidade escolar, e foi de extrema importância, pois o jovem têm muita dúvida e curiosidade, mas também muita timidez. Essa palestra trás uma segurança e abre um leque para o melhor diálogo entre a escola e os alunos. Agradeço a toda equipe da Casa Amigo da Mulher pela disponibilidade, dedicação e zelo pelo que fazem" reforçou.
Casa Amigo da Mulher
A Casa Amigo da Mulher é um projeto social fundado e mantido pelo vereador Siderlane Mendonça. O principal objetivo da instituição é proporcionar saúde e bem-estar às mulheres do bairro Benedito Bentes e da região.
A população conta com atendimento médico (clínico geral e ginecologistas), exames laboratoriais, pré-natal, aulas de artesanato, entre outros.
Todos os serviços são ofertados de graça gratuita, para garantir o direito da população de ter acesso à saúde e à benefícios para melhorar a qualidade de vida.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas