Cidades

10 de abril de 2021 11:25

Revista da Azul destaca Costa dos Corais

Região começa nas piscinas naturais de Ipioca, em Maceió, e se estende até Barra Grande, em Maragogi, na divisa com Pernambuco

↑ Formação da barreira de corais permitiu o surgimento de praias entre as mais belas do mundo no Litoral Norte de Alagoas (Foto: Igor Couto / Cortesia)

A região da Costa dos Corais em Alagoas, que começa nas piscinas naturais de Ipioca, ainda em Maceió e se estende até o povoado de Barra Grande, em Maragogi, na divisa com Pernambuco, com mais de 100 km de extensão, é um dos trechos mais belos do litoral brasileiro, com praias quase intocadas e famosas no mundo inteiro, dezenas de piscinas naturais, vegetação exuberante, extenso manguezal ainda preservado, lar do santuário do peixe-boi marinho, local das melhores pousadas de charme do Nordeste, além de ser uma região rica em diversidade cultural, folclore, história, artesanato e gastronomia.

Revista Azul

A Revista Digital da Companhia Aérea Azul, dedicou várias páginas em sua última edição sobre a Costa dos Corais alagoana, descrevendo o destino “com praias de areia branquinha, coqueiros frondosos e mar límpido de cor turquesa, tranquilo e morno”. Como não poderia deixar de ser, a revista também faz uma referência da região com o Caribe. A reportagem acaba fazendo uma indagação: como um dos menores litorais da costa brasileira, ocupando apenas o 12º lugar entre os 18 estados com faixa litorânea, pode concentrar as mais belas praias do Brasil.

A resposta é simples: a formação da barreira de corais permitiu o surgimento de praias entre as mais belas do mundo, como Ipioca, em Maceió; Costa Brava e Sonho Verde em Paripueira; Ilha da Croa e Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio; Marceneiro, no Passo de Camaragibe; Riacho, Toque e Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres; Patacho, em Porto de Pedras; Boqueirão e Bitingui, em Japaratinga e Camacho, Antunes, Ponta de Mangue e Barra Grande em Maragogi.

Todas com características em comum: uma incrível combinação de cores, que vai do verde-esmeralda ao azul-turquesa, combinando com a areia branca e fina, o verde intenso dos coqueirais e da vegetação de mangue.

A Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, considerada a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália, abrange 11 municípios, com 413 mil hectares. A APA Foi criada em 1997 para se tornar a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil.

Comentários

MAIS NO TH