Cidades

21 de maio de 2020 14:52

Uncisal oferta apoio psicopedagógico e social a estudantes durante pandemia de Covid-19

Núcleo vinculado à Pró-Reitoria Estudantil disponibilizou três psicólogos e dois assistentes administrativos para dar suporte a quem busca o serviço

↑ Uncisal (Foto: Ascom Uncisal)

Em meio às incertezas provocadas pela pandemia de covid-19, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tem ofertado apoio psicopedagógico e social a seus estudantes e egressos. Um núcleo vinculado à Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) disponibilizou três psicólogos e dois assistentes administrativos para dar suporte a quem busca o serviço.

Como os encontros presenciais estão suspensos, para evitar os riscos de transmissão da covid-19, os psicológicos utilizam recursos como o Whatsapp, o Hangouts e até chamadas de áudio, a fim de dar continuidade aos acompanhamentos que estavam em curso antes da pandemia e também acolher os estudantes que passaram a necessitar do atendimento profissional.

De acordo com Bryan Silva Andrade, coordenador do núcleo, as ações desenvolvidas incluem atividades de promoção e prevenção da saúde, acolhimento e acompanhamento psicológico individuais, acolhimento e orientação psicopedagógica para indivíduos e turmas, atenção e suporte psicopedagógico para as coordenações e para os professores da instituição.

“Os acolhimentos e acompanhamentos individuais são realizados mediante solicitação dos estudantes ou por encaminhamentos de professores ou coordenadores. Os atendimentos são realizados em ambiente privado, como forma de garantir o sigilo e promover um espaço acolhedor para os discentes. Neste espaço nos propomos a realizar uma escuta psicológica, a fim de facilitar o desenvolvimento da autonomia e da tomada de decisão diante de suas experiências pessoais”, explica Bryan Silva Andrade.

No ano de 2019, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS) da Uncisal contabilizou 1.127 presenças em suas diversas atividades. Até o dia 30 de abril deste ano o NAPS realizou 243 atendimentos individuais, em atenção específica a demandas psicológicas. Conforme dados preliminares, houve um aumento da demanda específica em relação a pandemia e ao isolamento social, tendo um ligeiro aumento da procura neste período.

A pró-reitora Estudantil, Liliane Correia Toscano de Brito Dizeu, explica que, além do atendimento individual, o núcleo desenvolveu ações ao longo do ano, com a proposta preventiva. “No campo da promoção e prevenção, o NAPS passou a oferecer oficinas de práticas integrativas e complementares como a meditação, bem como oficinas terapêuticas com temas específicos. Também foram realizadas visitas as turmas de diversos cursos e semestres para informações sobre as atividades do NAPS e para identificação de demandas no campo psicológico e psicopedagógico”, finaliza a pró-reitora.

Fonte: Ascom Uncisal / Texto: Eduardo Almeida

Comentários

MAIS NO TH