As duas vias da Avenida Galba Novaes de Castro, no Bairro Petrópolis, foram bloqueadas no final da manhã desta terça-feira (29), por moradores da região que protestaram contra a falta de água e energia.
Localizado próximo ao supermercado Macro, o bloqueio foi formado por pneus e madeiras incendiados, e precisou da mediação do Batalhão da Polícia Militar.
A assessoria da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas esclareceu que a falta de água na região decorre da falta de energia elétrica nos poços que abastecem o bairro Jardim Petrópolis e localidades adjacentes. Segundo a empresa, a falta de energia começou ontem (28) e somente hoje à tarde foi restabelecida. Por conta disso, quatro poços ficaram parados.
Como a energia só voltou hoje à tarde, os poços voltaram a operar, porém, a recuperação do sistema de abastecimento leva pelo menos 24 horas. Por isso, o abastecimento de água será normalizado gradativamente num prazo de até 24 horas para todas as localidades afetadas. “Ao contrário da energia, a água não chega ao mesmo tempo pra todo mundo. É preciso um tempo longo para que a rede seja preenchida pelo líquido, ganhe pressão e vá chegando aos poucos na casa de todo mundo que foi prejudicado”, informou a Casal.
A Eletrobras, por sua vez, explicou através de nota que a causadora da falta de energia foi a chuva, e que está trabalhando para solucionar o problema.
“A Eletrobrás Distribuição Alagoas informa que técnicos trabalham desde o início da tarde desta terça-feira (29) na Chã Nova, em Maceió, realizando reparos em componentes da rede elétrica danificados pela chuva e ventos que atingiram a localidade.
A incidência de fortes chuvas associadas a rajadas de ventos no início desta semana provocou um aumento do número de ocorrências com a rede elétrica, principalmente na região litorânea. A situação ocasionou descargas atmosféricas, esforço mecânico excessivo nos componentes do sistema e contatos de árvores com os cabos. A Eletrobras informa ainda que reforçou o número de equipes para atendimento de situações emergenciais, como falta de energia, no mais breve tempo possível.
A Distribuidora lembra que toda ocorrência deve ser registrada no Call Center 0800 082 0196, que funciona 24 horas por dia, e recebe ligações de telefone fixo ou celular”.