Cidades

Presidente do TJ/AL empossa juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria

Novos integrantes da cúpula diretiva do Tribunal e da Corregedoria também foram empossados nesta sexta-feira (4)

Por Assessoria 04/01/2019 19h49
Presidente do TJ/AL empossa juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria
Reprodução - Foto: Assessoria
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, empossou, nesta sexta-feira (4), os novos juízes auxiliares da Presidência, da Corregedoria-Geral da Justiça e novos integrantes da cúpula diretiva do Tribunal. As designações foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, desta sexta. “Na linguagem do futebol, nós estávamos na fase do aquecimento. Agora o time entrou em campo e tem que jogar bem, administrar bem. A expectativa é fazer muitos gols, obter muita vitória, transformar o Poder Judiciário cada vez melhor”, comentou o presidente Tutmés Airan. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Torinho também falou sobre as expectativas da sua gestão. “O nosso objetivo é fazer o melhor a frente da Corregedoria, nós temos uma preocupação muito grande que é de melhorar os serviços que nós estamos prestando, acho que vai ser o principal foco da Corregedoria, que vai ter o caráter pedagógico, orientador para melhorarmos os serviços que nós prestamos aos jurisdicionados alagoanos”, disse. Tomaram posse como auxiliares da Presidência os juízes Manoel Cavalcante e Alexandre Lenine, que atuarão com o juiz Ygor Figueirêdo, que já ocupava a função na gestão passada. Para auxiliar na Corregedoria foram empossados os magistrados Antônio Rafael Casado e Lorena Carla Sotto-Mayor. O juiz João Paulo Martins também será juiz auxiliar da Corregedoria. O magistrado Manoel Cavalcante explicou que o papel do juiz auxiliar da Presidência está voltado a atuar na apreciação de processos, dar auxílio em projetos legislativos e ações administrativas da Presidência. Ele destacou também a importância de verificar as dificuldades do primeiro grau e passar as informações para o presidente. “Uma das atividades principias do juiz auxiliar é ter a visão da magistratura que está lá fora e que é o serviço finalístico do Poder Judiciário. Essa atividade é muito relevante porque o juiz que vem para cá auxiliar estava, até pouco tempo, como eu, lá no seio do das unidades judiciárias, como os fóruns e as varas, e precisa trazer para o presidente as informações para melhorar as atividades do Judiciário, as vezes varas com competência elevada demais, com um número de processos muito grande, outras com o número pequeno, para tentar equalizar esses serviços”, disse o juiz Manoel Cavalcante.

Também tomaram posse o novo diretor-geral do TJAL, Zilkson Júnior, a secretária-geral do TJAL, Ednilda Lessa, o secretário especial da Presidência, Nilo Brandão, o diretor-adjunto de Administração (Darad), Judson Cabral, o diretor de Gestão de Pessoas, Abelardo Braga, o diretor-adjunto de Controle Interno, José Gentil Malta, o procurador administrativo do Poder Judiciário, Rodrigo José Rodrigues Bezerra, a secretária-geral da Corregedoria, Katiane Lamenha, a chefe de gabinete da Corregedoria, Mariá Tenório Araújo, o auditor geral da Corregedoria, Diógenes Tenório, além de outros servidores que farão parte da gestão.

Segundo o novo diretor-geral, Zilkson Júnior, a interação entre todos os setores do Tribunal será um dos principais nortes da gestão do presidente Tutmés Airan. “É um pedido do desembargador para que eu interaja com todas as diretorias do Tribunal para que os projetos, por ele capitaneados, que a gente consiga nesse período, senão vencê-los todos, deixar a semente para a próxima gestão. Então o meu diálogo com as demais diretorias vai ser muito próximo”, informou.