Cidades

12 de novembro de 2018 20:59

Consciência Negra: Maceió terá programação cultural

Parceria com Prefeitura de Maceió foi fundamental para realização da segunda edição do projeto

↑ Saurê Palmares 2017 aconteceu na Praça de Multieventos, na Pajuçara (Foto: Secom Maceió)

A partir desta quarta-feira (14), será iniciada a programação da segunda edição do projeto Vamos Subir a Serra, realizado pelo Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Em Maceió, o evento acontecerá até o próximo domingo (18) na Praça Multieventos, localizada na orla da Pajuçara, com uma programação repleta de exposições artísticas, apresentações culturais, palestras, mesas redondas e feiras de produtos afro e quilombolas.

Na segunda (19), acontecerá o encerramento do projeto no Parque Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares. De acordo com a vice-presidente do Anajô e coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, a parceria com a Prefeitura foi fundamental para a realização da segunda edição do projeto.

“A Fundação está garantindo parte da estrutura e das atrações culturais que irão se apresentar ao longo do evento e irá, inclusive, realizar a sexta edição do Saurê Palmares no próximo domingo, durante a programação de encerramento das atividades do projeto em Maceió”, contou.

Entre as atrações que integram a programação do Vamos Subir a Serra está a exposição fotográfica “Benigno Benin”, do fotógrafo Francisco Oiticica, que registrou uma missão cultural realizada em maio deste ano no país africano. Para o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, as imagens irão mostrar, sobretudo, a identidade cultural da república do Benin. “Todos terão a oportunidade de sentir um pouco dessa experiência através das imagens tão bem captadas pelas lentes do nosso Francisco Oiticica. A exposição Benigno Benin é, acima de tudo, uma exposição de cores e tons do Benin para Maceió. Temos traços visíveis da influência cultural do Benin no nosso dia a dia e isso será apresentado na exposição”, disse.

A partir das 16h do próximo domingo (19), acontecerá a sexta edição do Saurê Palmares em celebração à cultura afro-brasileira. Neste ano, o evento contará com a participação de 20 atrações locais.

Confira aqui a programação dos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro.

Veja aqui a programação dos dias 18 e 19 de novembro.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH