Cidades

17 de janeiro de 2018 08:40

Aumenta procura por academias antes do Carnaval

Educadores físicos destacam que resultado é gradativo e não chega em curto prazo

↑ Para quem já tem um condicionamento prévio, é possível intensificar treinamento e obter resultados mais rápidos (Foto: Adailson Calheiros)

Faltando apenas um mês para uma das datas mais esperadas do ano, o Carnaval, muitas pessoas estão correndo contra o tempo para conseguirem ficar com o corpo em forma e deixá-lo mais em evidência esteticamente. O finalzinho de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro, o fluxo de clientes nas academias e a quantidade de tempo dedicado aos treinos aumentam. No entanto, os educadores físicos explicam que o resultado desejado não chegam a curto prazo.

“Muitas pessoas procuram as academias nessa época para iniciar os treinos já com uma opinião formada e querendo exatamente conseguir resultados mais satisfatórios. Mas o resultado não será o esperado em curto prazo. O que dá para ser feito nesse espaço de tempo é intensificar os treinos de quem já vinha fazendo com antecedência e variar de acordo com a carga, o descanso da série que ele já fazia ou até mesmo fazer uma nova avaliação”, explica o personal trainer Saulo Camerino.

O educador físico destaca que, quando já se tem um condicionamento prévio, é mais fácil intensificar o treinamento e conseguir obter resultados mais rápidos. Contudo, se não há esse preparo antecipado, não será possível alcançar o objetivo desejado realizando exercícios em apenas um mês.

“As alterações físicas, consequentes dos treinos, precisam de mais tempo para serem percebidas em nível estético. O resultado é gradativo e evolui conforme a dedicação do aluno. Geralmente é de um a dois meses para o corpo se adaptar aos treinos”, ressalta Camerino.

 

“Treinamento deve ser individualizado”

 

Saulo Camerino explica ainda que o treinamento deve ser individualizado e de acordo com a necessidade de cada pessoa. “O que deve ser feito é um treinamento individualizado seguindo o perfil de cada aluno. Voltado para o objetivo que ele quer alcançar, orientando que os resultados  vão chegar a médio e longo prazo.’’

Camerino diz que resistência para aguentar a folia é possível em prazo menor (Foto: Adailson Calheiros)

Já para o período que antecede o Carnaval, Saulo comenta que resistência, velocidade e força para aguentar os dias de festa são possíveis conseguir com o treino padrão individual de cada um voltado para a saúde. ‘’Fazemos uma jogada nas variáveis: repetição, intensidade e descanso. Com isso, o condicionamento e disposição pode ser maior. Já o resultado estético, como disse precisa de um tempo maior.”

ESTÉTICA E SAÚDE

É inevitável buscar uma academia sem pensar na questão estética. Mas o objetivo principal é a saúde. É o que garante as personagens ouvidas pela reportagem.

“Iniciei os treinos há seis meses pensando na saúde. Mas, aproveitei o embalo para conseguir a questão estética, pensando no corpo também. O resultado está sendo satisfatório. Estou preparada para curtir as festas. Os treinos não vão parar”, garantiu a professora Emanuele Satiko que disse que estava parada havia três anos.

Já a técnica de laboratório Geane Dantas disse que iniciou com o objetivo específico. “Comecei pensando na minha saúde. Perdi 15 quilos já. Treino têm seis anos já e vou continuar. O que vim buscar estou conseguindo tanto esteticamente quanto na saúde”.

O professor e proprietário da academia, Arthur Santiago, disse que existe exercícios para todos os indivíduos e que lá é feito uma avaliação conforme a necessidade de cada um. “Temos pilates, musculação, dança, funcional, cross, lutas, enfim. O que a pessoa procurar vamos orientá-las.”

 

“É preciso associar alimentação e exercícios”

 

Quem ainda não treina poderá conseguir mais disposição e condicionamento futuro. E para ter um resultado desejado, precisa associar exercício físico e uma boa alimentação. E isso também precisa de tempo para que o corpo possa se adaptar a essa transformação.

O nutricionista Renato Duarte diz que é normal nessa época do ano as pessoas sentir a necessidade de exibir o corpo.

Geane Dantas diz que treina há seis anos, já vê resultados e não quer parar (Foto: Adailson Calheiros)

“Associado com atividade física, é importante também que as pessoas façam uma mudança na sua alimentação. Mas, infelizmente, não dá tempo das pessoas mudarem o corpo em um espaço de tempo tão curto. No entanto, esse pode ser um começo para iniciar um processo de reeducação alimentar”, comenta Duarte.

Para o especialista, com a mudança na alimentação o indivíduo terá mais vitalidade e disposição para curtir os dias de folia de Momo.  Renato orienta para essa época quanto para todo o verão alimentação mais leve.

“É durante essa época que nosso metabolismo fica mais lento, ou seja, ao contrario do inverno, no Verão nossas necessidades calóricas diminuem, porque durante essa estação nosso organismo não faz muito esforço para a manutenção da temperatura corporal. Logo, o aumento de peso é mais fácil se não tivermos uma alimentação adequada e balanceada. Frutas, verduras, legumes, peixe e frango são bem vindos, pois favorecem a digestão. Evite os alimentos industrializados, alimentos gordurosos, frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de empanturramento. Seguindo essas dicas, a pessoa estará disposta para brincar o Carnaval”, garante o nutricionista.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH