Cidades
Guarda Municipal inicia curso para instrução de tiro com a PF
O curso será concluído nesta sexta feira, 27 de outubro, quando os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste
Trinta agentes da Guarda Municipal de Maceió iniciaram, no último dia 23, o curso de instrução de armamento e tiro, ministrado por instrutores da Polícia Federal, em Jaraguá. Os conteúdos teóricos foram ministrados na sede da PF e o treinamento prático está sendo realizado no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (Bope).
Estiveram presentes na solenidade de abertura o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Torres, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Coronel Ivon Berto e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Sindguarda), Carlos Pisca, além de guardas e instrutores.
O titular da Semscs ressaltou a importância da iniciativa para a história da Guarda Municipal e para a segurança comunitária na capital alagoana. “Essa sempre foi uma prioridade da gestão e fico feliz em poder estar presente nesse momento importante para a categoria. Vamos buscar subsídios, em parceria com o Sindguarda, para a realização de novas turmas ainda este ano, até que todos os mais de 700 guardas estejam formados”, garantiu o coronel.
O curso será concluído nesta sexta feira, 27 de outubro, quando os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional. A realização é para atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.
Carlos Pisca, do Sindguarda, reconheceu a importância desse momento para a categoria. “Essa iniciativa vai trazer benefícios para a população, patrimônio público de Maceió e também para a segurança do próprio guarda municipal durante seu trabalho”, disse.
O objetivo geral da iniciativa é desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, por meio de uso correto, seguro e eficaz da arma no desempenho de atividades funcionais. Os conteúdos vão abordar, ainda, sobrevivência, procedimentos e regras de segurança em meio urbano, prática no uso dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira