Cidades

Guarda Municipal inicia curso para instrução de tiro com a PF

O curso será concluído nesta sexta feira, 27 de outubro, quando os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste

Por Assessoria 26/10/2017 13h15
Guarda Municipal inicia curso para instrução de tiro com a PF
Reprodução - Foto: Assessoria

Trinta agentes da Guarda Municipal de Maceió iniciaram, no último dia 23, o curso de instrução de armamento e tiro, ministrado por instrutores da Polícia Federal, em Jaraguá. Os conteúdos teóricos foram ministrados na sede da PF e o treinamento prático está sendo realizado no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (Bope).

Estiveram presentes na solenidade de abertura o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Torres, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Coronel Ivon Berto e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Sindguarda), Carlos Pisca, além de guardas e instrutores.

Participaram da solenidade de abertura o superintendente da PF/AL, Bernardo de Torres, o titular da Semscs, Ivon Berto, e o presidente do Sindguarda, Carlos Pisca.

O titular da Semscs ressaltou a importância da iniciativa para a história da Guarda Municipal e para a segurança comunitária na capital alagoana. “Essa sempre foi uma prioridade da gestão e fico feliz em poder estar presente nesse momento importante para a categoria. Vamos buscar subsídios, em parceria com o Sindguarda, para a realização de novas turmas ainda este ano, até que todos os mais de 700 guardas estejam formados”, garantiu o coronel.

As aulas teóricas foram realizadas na sede da Polícia Federal, em Jaraguá.

O curso será concluído nesta sexta feira, 27 de outubro, quando os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional. A realização é para atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.

Carlos Pisca, do Sindguarda, reconheceu a importância desse momento para a categoria. “Essa iniciativa vai trazer benefícios para a população, patrimônio público de Maceió e também para a segurança do próprio guarda municipal durante seu trabalho”, disse.

A capacitação é obrigatória para uso de arma de fogo em serviço

O objetivo geral da iniciativa é desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, por meio de uso correto, seguro e eficaz da arma no desempenho de atividades funcionais. Os conteúdos vão abordar, ainda, sobrevivência, procedimentos e regras de segurança em meio urbano, prática no uso dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo.