Cidades
Motociclistas recebem orientação sobre uso da faixa de parada na Fernandes Lima
Em fase de teste, a área de espera para motociclistas foi implantada nos semáforos de travessia localizados próximos à Praça do Centenário,
Atenção motociclistas! Que tal uma faixa de parada exclusiva para motos à frente dos demais veículos? Foi pensando nisso que a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), deu início ao funcionamento da faixa para motociclistas, motonetas e ciclomotores nas vias.
Em fase de teste, a área de espera para motociclistas foi implantada nos semáforos de travessia localizados próximos à Praça do Centenário, nos dois sentidos da Avenida Fernandes Lima. Até a próxima sexta-feira (25), equipes de Educação de Trânsito da SMTT estarão nos locais de implantação realizando campanha de conscientização.
“É sem dúvida uma iniciativa que trará ainda mais segurança aos motociclistas que transitam nos locais de funcionamento. A ideia é colocar a área de espera em outros pontos da cidade”, disse o superintendente da SMTT, Antonio Moura.
A prática é bastante simples e funciona da seguinte forma: assim que o semáforo fica no vermelho, os motociclistas se posicionam em uma área exclusiva à frente dos demais veículos e antes da faixa de pedestre. O local é identificado pela figura de uma moto no asfalto. Desta forma, assim que o sinal verde abre, os motociclistas são os primeiros a sair de forma mais segura.
O pintor Jeferson Ferreira foi um dos que aprovaram a faixa exclusiva. “Com esta área destinada aos motociclistas, ganha-se mais notoriedade em relação aos demais condutores e até mesmo dos pedestres. A segurança é para todos que estão na via”, afirmou.
E a prática de avançar pelos chamados “corredores” entre os carros, comum no Brasil e somente permitida quando o trânsito estiver parado, é um dos fatores de risco de acidentes envolvendo veículos de duas rodas.
Somente em Maceió foram registrados 238 acidentes com motocicletas, motonetas e ciclomotores no período de janeiro a junho deste ano . Em 2016 foram 592 acidentes.
“Esse grupo de condutores é muito vulnerável no trânsito e também precisa adquirir hábitos de respeito à legislação e bons costumes. Mas é necessário que o poder público também faça a sua parte e a faixa de parada exclusiva é uma das formas de oferecer maior segurança aos motociclistas”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.
Caráter educativo
O condutor de automóveis e demais veículos que parar sobre a área exclusiva para motociclistas não será multado. A sinalização é apenas de caráter educativo e não há ainda infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, necessitando a regulamentação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira