Cidades

Sedet intensifica operação ‘Combate ao Esgoto Clandestino’

Na última semana, diversos pontos próximos a orla da capital foram vistoriados

Por Secom/Maceió 21/08/2017 10h05
Sedet intensifica operação ‘Combate ao Esgoto Clandestino’
Reprodução - Foto: Assessoria

Combater as práticas de esgoto clandestino, que vão para as galerias de águas pluviais, e consequentemente, ocasionam as línguas sujas nas praias de Maceió. Esse é o objetivo da operação “Combate ao Esgoto Clandestino”, efetuado por agentes fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Na última semana, diversos pontos próximos a orla da capital foram vistoriados.

A operação reforça o combate às ligações clandestinas de esgoto que poluem as praias da cidade por meio das línguas sujas. Após o vazamento de efluentes constatado semana passada, a Sedet iniciou a investigação para averiguar os responsáveis e, assim, notificar e autuar para regularizar que a situação seja regularizada com celeridade.

Em conjunto, fiscais vistoriaram a rede de saneamento nas ruas de Maceió próximo ao vazamento, além da rede coletora de esgoto de casas e prédios, a fim de verificar ligações diretamente às galerias de águas pluviais.

De acordo com José Soares, coordenador de fiscalização da Sedet, o objetivo é coibir essas irregularidades. “Estamos averiguando o que ocasionou essa última língua suja na praia de Jatiúca, mas a fiscalização é constante e temos como responsabilidade, ao constatar as irregularidades, notificar e autuar os agentes causadores para que solucionem o caso”, explica.

Em caso de irregularidades, a população pode entrar em conta com a Sedet, pelo telefone 3315-4759, e denunciar qualquer tipo de atividade que possa representar crime ambiental.