Cidades

Atividade de alta intensidade ganha cada vez mais praticantes em Alagoas

Professor de Crossfit, prática que reúne técnicas de força e dinamismo, diz que cinco academias trabalham com a metodologia em Maceió

Por Tribuna Independente 19/08/2017 17h23
Atividade de alta intensidade ganha cada vez mais praticantes em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Para quem está disposto a suar a camisa, aumentar o condicionamento físico e modelar o corpo, o Crossfit  é a sensação do momento. O treino funcional que compreende uma série de exercícios de alta intensidade, como sequência de levantamentos de pesos, corridas, saltos e equilíbrio, está ganhando muitos praticantes em Alagoas e no país.

André Camilo que é proprietário de uma academia que utiliza a metodologia da marca, disse que atualmente existem duas academias que utilizam o Crossfit. Mas que além delas outras três trabalham com a metodologia, emboram não utilizem a marca.

“Crossfit na verdade é uma marca. E eles seguem uma metodologia de treino que é baseado em levantamento de peso, ginástica e treinamento militar. Em Maceió são duas licenciada. A primeira surgiu em 2013”, disse Camilo.

Camilo disse que, a modalidade que está fazendo sucesso, não é apenas uma técnica e sim também um esporte. E que muitas pessoas acabam abandonando outras práticas, como a musculação, por ser uma atividade que requer mais tempo para obter um corpo escultural. Além disso,  o praticante não ganha condicionamento físico como no Crossfit, que  trabalha todas as valências físicas.

(Foto: Sandro Lima)

“Com dedicação e alimentação balanceada, resultados chegam rápido”, diz Camilo

“A principal razão é que na modalidade existe uma combinação de fatores que vão ao encontro do desejo da pessoa que pratica há muito tempo exercícios nas academias convencionais. Já o Crossfit promete entregar resultados mais rápidos. Se o aluno for dedicado, treinar de segunda a sábado e tiver uma refeição balanceada, com um mês ele já consegue notar bons resultados”, disse Camilo.

Sheila Vieira Fernandes é aluna da modalidade e disse que está a um ano praticando. Ela disse que o resultado é muito satisfatório e a resistência física é surpreendente.

O professor Camilo comenta que as pessoas que desejam iniciar a prática não procuram os boxes, como são chamados o local de treinamento da modalidade. “O Crossfit está se popularizando, tanto homens quanto mulheres estão recorrendo as técnicas para obter resultados  que desejam. Agora no Inverno, eles já começaram a preparação para chegar no Verão com um corpo perfeito”, acrescenta.

Outra característica da modalidade é que quando não estão nos boxes, treinadores e alunos ganham as ruas e usam materiais alternativos, como pneus, pedras e academias ao ar livre para praticar o esporte.

A academia de André Camilo iniciou as atividades em junho de 2016. Atualmente, já conta com cerca de 200 adeptos da modalidade.

Técnica baseada em treinamento

A técnica surgiu entre os militares americanos que realizavam treinos de alta intensidade para que pudessem manter a forma física, além de ganharem resistência durante a guerra do Iraque.

O método de condicionamento que mistura, entre outras coisas, elementos do atletismo e da ginástica olímpica, tornou-se a modalidade de treino preferida do Verão brasileiro. A técnica é considerada nova (tem cerca de 30 anos de existência), mas, só chegou ao Brasil em 2009.

Criado por Greg Glassman, 58 anos, um treinador da Califórnia, nos Estados Unidos, o Crossfit contagia e se espalha pelas academias com uma força impressionante. De acordo com a Crossfit Inc., empresa de Glassman detentora da marca e treinadora oficial de professores de todas as nacionalidades, já são mais de 300 as salas – chamadas de boxes – destinadas à prática no Brasil.

Mas de acordo com o portal de notícias esportivas ‘’Ativo”, no país já são 611 boxes. O número coloca o país em segundo lugar no ranking em quantidades de boxes afiliados, perdendo apenas para os Estados Unidos que detêm 7.176 locais para treinamento.