Cidades
Chuvas: Três pessoas já morreram em Alagoas com suspeita de leptospirose
Doença é causada por bactéria da urina do rato, que se mistura às águas das enchentes
O período de chuvas em Alagoas pode ter causado mais vítimas além dos mortos em deslizamentos de barreiras e afogamento. Três pessoas já teriam morrido com suspeita de leptospirose aqui no estado, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Os casos da doença já eram previsto por conta do contato com as águas das enchentes. Nos últimos dias, os casos suspeitos aumentaram e, somente no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), referência no trato de infecções contagiosas, 20 pacientes já foram atendidos este ano (sendo sete nesse fim de semana). Dois deles estariam com quadro grave e necessitam de assistência intensiva.
Dos três mortos, dois eram homens com idades de 16 e 32 anos, e a outra era do sexo feminino, que tinha 60 anos. As informações foram repassadas através de nota pela Superintendência de Vigilância em saúde da Sesau. As vítimas moravam em Atalaia, União dos Palmares e Maceió, municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pelo governo federal em decorrência da chuva.
Ainda de acordo com o órgão, os pacientes que morreram já haviam passado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, Hospital de Atalaia, Minipronto-socorro Dom Miguel Fenelon Câmara, no bairro de Chã da Jaqueira, pelo Hospital Geral do Estado (HGE) e pelo Helvio Auto. Eles passaram a apresentar os sintomas da doença entre os dias 2 e 5 de junho. Como providência, partes das vísceras deles foram coletadas para exames que darão o diagnóstico mais preciso sobre as causas dessas mortes. O HEHA atendeu, somente no período pós-enchente, 13 pacientes com suspeitas da doença, que é transmitida pela água contaminada com urina de rato. Outros sete já haviam sido assistidos pela unidade desde o começo do ano, totalizando 20. Esse número pode aumentar ainda mais.
O que é Leptospirose?
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Sintomas de Leptospirose
Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver