Cidades

Maceió: Zona Azul entra em vigor no dia 20 de fevereiro e desagrada condutores

Equipe de Educação de Trânsito da SMTT vai atuar de maneira informativa com distribuição de panfletos e tirando dúvidas

Por Tribuna Independente 01/02/2017 10h07
Maceió: Zona Azul entra em vigor no dia 20 de fevereiro e desagrada condutores
Reprodução - Foto: Assessoria

A chamada Zona Azul, que estabelece rotatividade de veículos em estabelecimentos nas vias e espaços públicos da capital, será retomada no próximo dia 20. Já na próxima segunda-feira (6), a medida entrará em vigor em caráter educativo nos estacionamentos dos edifícios Le Mond e Harmony, no Stella Maris.

Na terça-feira (31), agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) estiveram no local fazendo a demarcação. A equipe de Educação de Trânsito vai atuar de maneira informativa com distribuição de panfletos e tirando as dúvidas dos condutores.

Alguns motoristas não gostaram da medida. Segundo eles é outra forma da prefeitura arrecadar dinheiro do cidadão.

“Eu não sei como isso irá funcionar. Ouvi pouca coisa a respeito. E para nós taxistas, como vai ser?”, perguntou o taxista Marcos Antônio.

Seu Ubirajara Tavares, que também trabalha como taxista e estava observando o trabalho dos agentes fazendo a demarcação no estacionamento do Harmony, disse que a população paga imposto em tudo e agora terá que pagar para estacionar o veículo em locais públicos.

“Já pagamos impostos demais, somos explorados diariamente com altos valores, e agora vem mais isso. A rua é pública, podemos estacionar onde quiser de forma correta claro. Discordo dessa forma de ‘melhoria’ que eles querem impor, tudo com cobrança de taxas”, reclamou Ubirajara.

“Sinceramente, não sei se essa tal Zona Azul irá funcionar. Se é para pagar é melhor deixar o carro em um estacionamento particular que parece ser mais seguro. Ainda não acredito que vamos pagar por um espaço público”, indagou Igor.

Segundo a assessoria de comunicação da SMTT, os locais onde a Zona Azul será implantada estão sendo estudados, como na Orla e no Centro de Maceió. A fiscalização também vai acontecer nesses espaços com um período educativo e depois com cobrança de R$ 2,50 por hora.

As vagas rotativas serão demarcadas em áreas comerciais e de grande fluxo, evitando o uso inapropriado e a exploração do espaço urbano por terceiros segundo informou o órgão.

Ainda de acordo com a SMTT, a proposta da Zona Azul é dar uso igualitário às vagas de estacionamento público, respeitando também as vagas destinadas a idosos e deficientes físicos.

Para utilização destes locais demarcados os motoristas deverão comprar créditos de estacionamento, que custarão pouco mais de quatro centavos o minuto (R$ 0,0416), através de um aplicativo ou cartão impresso.

FUNCIONAMENTO

Depois do período educativo, a Zona Azul vai passar a operar das 8h às 19h, de segunda a sex-feira, e aos sábados, das 8h às 14h. O tempo de permanência na vaga será de no máximo 4h nos bolsões (grande áreas de estacionamento) e de 2h para vagas demarcadas nas vias públicas.

A fiscalização será feira através de agentes da SMTT que percorrerão os locais para verificar o cumprimento da Zona, que gradativamente se estenderá em outras regiões de Maceió.