Cidades

Imprensa oficial faz relançamento emblemático de obra de 115 anos

Relíquia reeditada é uma espécie de enciclopédia com informações preciosas de Alagoas

01/02/2017 11h30
Imprensa oficial faz relançamento emblemático de obra de 115 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) relançaram na manhã desta quarta-feira (1º), o livro “Indicador Geral do Estado de Alagoas” sob a organização do célebre jornalista e historiador Craveiro Costa, publicado originalmente em 1902. A obra é uma referência para os estudiosos da formação socioeconômica do Estado.  O evento aconteceu no auditório Viventes das Alagoas - sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

O secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, diz que a reapresentação de uma obra de 115 anos, - lançada no século 21 e impressa no século 20, mas com dados que se originam no século 19, - traz na verdade informações passam por três séculos, algo que tem haver com o patrimônio de Alagoas. "Ao mesmo tempo em que se lança outros livros de jovens autores contemporâneos, essa junção do antigo com o atual que aponta para o futuro, é exatamente a orientação que o governador Renan Filho dá para nós nos dedicarmos para o ano do bicentenário. Queremos construir e discutir o futuro de Alagoas tendo um estudo do governo moderno conhecendo os momentos anteriores com o que a gente passou”, ressaltou.

Ênio Lins destacou ainda que, na questão dos 200 anos, que se privilegie esse tipo de iniciativa, e que não se extingam nelas mesmas. O sucesso desses eventos, segundo ele, estimula a Imprensa Oficial, “e o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Marcos Kummer, está encaminhando todos os passos no sentido de que outros lançamentos sejam feitos ao longo de 2017, trazendo o contemporâneo e resgatando as obras históricas mais importantes de Alagoas”.

Marcos Kummer enalteceu o evento, e com satisfação, classificou o relançamento como emblemático para a obra “Indicador Geral do Estado de Alagoas”, lançada em 1902 nunca com uma nova reedição. “É um prazer relançar uma obra tão importante junto com a Edufal. Que engloba em seu conteúdo todos os aspectos do Estado de Alagoas na época desde a pecuária, agricultura, indústria, comércio, clima, geografia, história. É uma obra deliciosa de ler, quando se começa a comparar o que existia com o hoje se fica impressionado, algumas ainda permanecem. Então essa obra necessita ser reeditada, é uma verdadeira enciclopédia com informações preciosas e minuciosas sobre os mais diversos aspectos do Estado”, mencionou.

ORGULHO

Os bisnetos de um dos editores do livro chamado Murta, estavam no evento, e não esconderam a alegria no relançamento do livro “Indicador Geral de Alagoas”.  Emocionados ele destacaram o orgulho em participar da fac-similar da obra. “Trata-se de um marco editorial louvável depois de mais de um século. Eu amo história e quero fazer um livro sobre a minha família, este livro irá me ajudar bastante”, disse Maria de Fátima Murta.

Ela acrescentou frisando que o bisavô era altamente intelectual, não apenas um tipografo, mas tinha inúmeras funções, interessado nas letras na propagação da cultura, ele também era industrialista, comerciante e coronel do Exército.     

LANÇAMENTOS CONTEMPORÂNEOS

A Imprensa Oficial em parceria com a Edufal também fizeram o lançamento de mais quatro livros inéditos de autores alagoanos, selecionados por edital de obras literárias, que reúnem contos, crônica e poesia. São eles: Contos Periféricos, de Ari Denisson; Malu e a Bagaceira, de Mateus Magalhães; Minha Fúria e Outros Demônios, de Guilherme de Miranda Ramos; e Composição para Além-Vértebras, de Magno Almeida.

“Os jovens merecem que suas obras venham à luz e a Imprensa tem esse papel de contribuir na divulgação pelo Brasil e mundo”, salientou diretor-presidente da Imprensa Oficial, Marcos Kummer.

Além da edição número 28 da Revista Graciliano, cujo tema é “Alagoas, Nação Zumbi”, que traz reportagens, artigos e entrevistas que informam e aprofundam sobre a trajetória de Zumbi e o Quilombo dos Palmares, mostrando como Alagoas protagonizou momentos emblemáticos da escravidão no Brasil. Em quase 100 páginas, a publicação se tornou um documento essencial para melhor compreensão da tragédia social do racismo no país. 

O relançamento do Indicador Geral do Estado de Alagoas é uma iniciativa que faz parte da programação oficial do Governo do Estado para comemorar os 200 anos da Emancipação Política de Alagoas.

Os livros podem ser adquiridos em 14 livrarias espalhadas em 20 países, como também na loja virtual da Imprensa Oficial.  O livro “Indicador Geral do Estado de Alagoas” custa R$ 40 e dos novos autores R$ 20.