Cidades

Operação de reordenamento da prefeitura muda entrada de Maceió pela BR-316

Executivo municipal mobilizou um efetivo de 360 profissionais em uma grande ação de desobstrução do passeio público

Por Secom / Maceió 31/01/2017 10h12
Operação de reordenamento da prefeitura muda entrada de Maceió pela BR-316
Reprodução - Foto: Assessoria

A operação de reordenamento promovida pela Prefeitura de Maceió no último sábado (28) deu uma nova cara à entrada da cidade pela BR-316, no bairro Clima Bom. Após notificar proprietários de materiais e responsáveis por atividades e construções irregulares, o Executivo municipal mobilizou um efetivo de 360 profissionais em uma grande ação de desobstrução do passeio público, medida que transformou o local em um cenário mais limpo, organizado e que assegura a livre circulação de pessoas.

Em cumprimento ao que determina o Código de Urbanismo e Edificações do Município, houve retirada de entulhos, de veículos abandonados e estacionados de forma irregular; além de comerciantes em desacordo com o Código de Posturas de Maceió ou com mercadorias irregulares.

Depois da ação de reordenamento na entrada de Maceió (Foto: Marco Antônio / Secom - Maceió)

Segundo o coordenador da operação e gestor da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, quatro veículos e 36 carcaças foram apreendidas; e três borracharias, um lava-jato e 12 barracas foram demolidas por construção irregular em área pública. “Teremos até o dia 4 de fevereiro para fazer a remoção dos veículos e carcaças mais pesadas que se encontrem em área proibida”, completou.

Ainda de acordo com o gestor, haverá a restauração e reconstrução das vias, praças, canteiros e sinalização do local. “Passaremos uma média de dois meses trabalhando em cada setor desses para reordenar ainda mais os espaços públicos e proporcionar mais qualidade de vida à população”, informou Ivon Berto.

(Foto: Marco Antônio / Secom - Maceió)

O secretário considera a necessidade do ordenamento uma questão de saúde pública e de segurança. “Havia um grande criadouro do mosquito Aedes aegypti, expondo centenas de famílias aos riscos de doenças como dengue e zika”, declarou o gestor em relação a carcaças de veículos amontoadas às margens da estrada.

Além disso, o cel. Ivon Berto destacou a relação da ocupação desordenada com os acidentes na região. “Com veículos e construções irregulares tomando grande parte do passeio público, o pedestre é obrigado a fazer seu trajeto pela via, disputando espaço com todo tipo de veículo. Acidentes nesta região são comuns, considerando o tráfego intenso da BR”, pontuou.

(Foto: Marco Antônio / Secom - Maceió)

Outras regiões da cidade também passarão por operações de reordenamento até o mês de junho. Dentre elas a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro; Feirinha do Tabuleiro, no bairro de mesmo nome e Rua Cabo Reis, na Ponta Grossa.

A operação de reordenamento conta com o trabalho integrado das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Semds), Infraestrutura (Seminfra) e Desenvolvimento Territorial (Sedet); além das superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e Iluminação Pública (Sima), com apoio da Polícia Militar de Alagoas.