Cidades

Após atropelamentos fatais, SMTT orienta pedestres sobre travessia segura em vias

Órgão realizou trabalho de reforço da pintura de faixas de pedestres em toda a orla da Pajuçara

Por Ascom / SMTT 31/01/2017 17h39
Após atropelamentos fatais, SMTT orienta pedestres sobre travessia segura em vias
Reprodução - Foto: Assessoria

Diante do registro de dois atropelamentos em Maceió na última segunda-feira (30), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforça a orientação à população sobre como realizar a travessia de vias de forma correta e segura. Visando dar mais segurança viária aos pedestres, o órgão também realizou um trabalho de reforço da pintura de faixas de pedestres em toda a orla da Pajuçara.

Com relação às recomendações para condutores e pedestres sobre a travessia de vias, três situações básicas podem existir.  Há locais onde há faixa de pedestres e sinalização semafórica, onde não existe faixa de pedestres, nem sinalização semafórica, onde não há sinalização semafórica, mas há faixa de pedestres, e as passarelas para travessia.

Onde existe faixa de pedestre e sinalização semafórica, o veículo sempre tem prioridade, e o pedestre precisa aguardar que a sinalização esteja favorável a ele, ou seja, vermelha para os veículos. “Nos locais onde não têm faixa de pedestres nem semáforo, o veículo tem a prioridade, e o pedestre deve atravessar com cautela e atenção”, instrui o chefe do setor de Levantamento de Acidentes da SMTT, Carlos Moura.

A prioridade passa a ser do pedestre nos locais onde não há sinalização semafórica, mas há faixa de pedestres, devendo o cidadão realizar a travessia com cautela e tendo a certeza de que está visível aos condutores para não os surpreender.

Algumas atitudes são perigosas na hora da travessia, como não utilizar a faixa de pedestres ou passarela nos locais onde essas ferramentas existem. “Atravessar correndo, podendo pegar um condutor de surpresa, ou atravessar entre veículos sem se preocupar se vem uma bicicleta ou moto entre eles pode ser mortal”, lembra Moura.

Ao todo, quatro atropelamentos foram registrados pelo órgão este ano, um a mais que o mesmo período do ano passado e o dobro do registrado em janeiro de 2015. “Os números podem ser maiores já que nem sempre a SMTT é chamada nos casos de acidentes de trânsito com vítima ou atropelamentos fatais, sendo a vítima socorrida e levada por atendentes de emergência”, alerta Moura.