Cidades

Mudanças nos itinerários de ônibus beneficiam população de bairros de Maceió

Modificações ocorreram atendendo a pedidos apresentados pela população em reuniões entre os moradores e o corpo técnico do órgão

20/01/2017 10h34
Mudanças nos itinerários de ônibus beneficiam população de bairros de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió elaborou alterações para quatro linhas de ônibus urbanos dos bairros Novo Mundo, Ouro Preto, Canaã e Gruta de Lourdes a partir de sábado (21). As modificações são em atendimento a pedidos apresentados pela população em reuniões entre os moradores e o corpo técnico do órgão.

Os ônibus da linha 030 (Novo Mundo/Centro via Ouro Preto e Canaã) terão seu itinerário estendido, após a Rua São Francisco, até o terminal urbano do Ouro Preto, passando pelo Canaã e percorrendo à Avenida Fernandes Lima até o Centro. A medida dará mais celeridade à linha e ao mesmo tempo atenderá a necessidade da população que precisa ir ao posto de saúde do bairro.

Para a linha 032 (Novo Mundo/Centro via Jacintinho) a mudança é o retorno dessa linha ao itinerário original, passando pelas avenidas Presidente Getúlio Vargas, Menino Marcelo, Muniz Falcão, Márcio Canuto, deixando de ir ao Ouro Preto, Gruta de Lourdes e Rotary.

Moradores do Novo Mundo e Ouro Preto que utilizarem as linhas do terminal da Rotary podem realizar integração temporal entre a linha 032 e as linhas 013 (Cruz das Almas/Centro via Rotary), 022 (São Jorge/Centro), 024 (Sanatório/Ponta Verde) e 700 (Sanatório/Ponta Verde). A linha 032 também fará integração temporal com a linha 035 (Ouro Preto/Centro), que junto com as outras linhas darão mais possibilidades de destinos aos moradores.

Para utilizar a integração temporal, o usuário deve usar o cartão Bem Legal e respeitar o sentido das linhas bem como o limite de uma hora e meia entre o embarque da primeira e segunda linha.

A principal vantagem dessa forma de integração é não precisar de um ponto fixo para realizá-la. Basta o usuário desembarcar em qualquer ponto de um corredor onde passa o segundo ônibus que possui a integração com o primeira condução tomada.

Na linha 035, a alteração de itinerário consiste na inversão do terminal urbano de origem e secundário dos ônibus. Ou seja, a linha passará a partir do terminal urbano da Levada, passando pelo terminal do Ouro Preto e pelo bairro do Canaã. Essa modificação também dará celeridade à linha, aumentando o número de viagens ofertadas para a população, além do terminal ofertar mais conforto aos operadores do sistema.

Já os ônibus da linha 608 (Gruta/Iguatemi), ao saírem do terminal urbano da Rotary, percorrerão agora a Gruta e depois seguirão o itinerário normal. Na ida, passarão pelas ruas Roberto Simonsen, Publicitário Ranildo Cavalcante, Hugo Paes, Eurico Acioly Vanderley, Roberto Simonsen, seguindo o percurso habitual. Na volta passarão pelas ruas Roberto Simonsen, Eurico Acioly Vanderley, Hugo Paes, Publicitário Ranildo Cavalcante, Roberto Simonsen e terminal urbano da Rotary.

Ascom SMTT