Cidades

Donos de food trucks ganham novo prazo para deixar estacionamento do Alagoinhas

Novo local ainda não foi encontrado, mas proposta de espaço ainda deve ser estudada por parte dos órgãos responsáveis

Por Tribuna Independente 17/01/2017 09h09
Donos de food trucks ganham novo prazo para deixar estacionamento do Alagoinhas
Reprodução - Foto: Assessoria

Os donos de food trucks que funcionam no estacionamento do Alagoinhas, na Ponta Verde, ganharam um novo prazo para saírem do local. De acordo com a comerciante Joana Bezerra, eles agora terão três meses para desocupar o espaço.

A comerciante disse que o novo prazo foi estabelecido ontem (16) em uma reunião na Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Urbano de Maceió.

O grupo foi surpreendido, na noite de sexta-feira (13), com uma nota enviada pela secretaria que solicitava a saída dos comerciantes até hoje (17).

“Fomos pegos de surpresa com uma notificação enviada às 18h. Nesse horário não tínhamos como ligar para ninguém ou procurar algum órgão. Isso nos deixou assustados. Sabíamos que algum dia teríamos que sair daqui. Mas como sempre tivemos abertura, achamos que eles poderiam ter entrando em contato com a gente de uma forma mais calma. Isso não aconteceu. Hoje [ontem], aconteceu. Fomos bem recebidos e eles entenderam que somos aliados e não queremos atrapalhar nenhum desenvolvimento da cidade. Pelo contrário, estamos aqui para somar”, explicou Joana Bezerra.

Ainda segundo a empresária, ficou acertado que eles vão procurar outro local e levar a proposta para ser estudada pelos órgãos responsáveis. E que durante esses três meses eles vão continuar abertos com atendimento ao público.

LOCAL

Ao todo são 15 food trucks e dois food bikes que funcionam no local. O ponto do Alagoinhas foi escolhido pela Prefeitura de Maceió em 2015 como um local adequado para a comercialização dos alimentos. Antes os trailers estavam na Avenida Dr. Antônio Carlos Gouveia, na Pajuçara. “O próprio prefeito [Rui Palmeira] nos colocou aqui no Alagoinhas. Tivemos um investimento alto e conseguimos aceitabilidade. O turista ama isso aqui. Pois isso, o local virou uma área de convívio para toda a família”, contou Joana.

De acordo com a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Urbano de Maceió, o município está cumprindo a determinação da Justiça Federal a qual proíbe a permanência de ambulantes e comércio não cadastrados na orla, entre o início da Pajuçara até o posto sete, bem como o cumprimento da Lei municipal nº 5.399.

Ainda segundo a secretaria, na reunião que ocorreu ontem com os proprietários de food trucks e o titular da pasta, Ivon Berto, a categoria propôs entrar com um recurso administrativo junto à secretaria, para que seja analisado tecnicamente pelo órgão. O secretário enfatiza ainda que vai manter a linha de diálogo, para que as partes possam encontrar uma solução viável e dentro da legalidade.