Cidades

Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça toma posse nesta sexta-feira (6)

Otávio Praxedes, Celyrio Adamastor e Paulo Lima assumem a Presidência, a Vice-Presidência e a Corregedoria Geral da Justiça, respectivamente

Por Dicom / TJ-AL 06/01/2017 10h19
Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça toma posse nesta sexta-feira (6)
Reprodução - Foto: Assessoria

A nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para o biênio 2017-2018, toma posse, nesta sexta-feira (6), às 17h. Em agosto de 2016, o Pleno elegeu os desembargadores Otávio Leão Praxedes, Celyrio Adamastor Tenório Accioly e Paulo Barros da Silva Lima para presidente, vice-presidente e corregedor geral da Justiça, respectivamente.

A solenidade de posse será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió. Às 16h, os desembargadores concederão entrevista coletiva à imprensa sobre a as metas e desafios que enfrentarão durante a administração da Justiça alagoana.

Otávio Praxedes

Nascido em 26 de novembro de 1952, em União dos Palmares, Otávio Praxedes é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração Pública pelo Centro Universitário Cesmac. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).

Ingressou na magistratura em dezembro de 1986, atuando nas comarcas de Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Arapiraca e Maceió.

Foi juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL no biênio 2007-2008, além de coordenador da Comissão de Informática do Judiciário, no mesmo período. Promovido ao cargo de desembargador em 2009, pelo critério de merecimento, passou a integrar a Câmara Criminal. Em 2012, assumiu a função de gestor estadual das metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Otávio Praxedes assumirá a presidência do TJ/AL no lugar do desembargador João Luiz Azevedo Lessa.

Celyrio Adamastor

Nascido em 1953, no Município de Rio Largo, formou-se em Direito pelo Cesmac em 1981. Especializado em Direito Privado, Celyrio Adasmastor ingressou na magistratura em 16 de junho de 1986, na Comarca de Maragogi.

Foi promovido para a Comarca de Penedo em 1990. Em 1995, foi promovido para a Capital, passando a atuar no então denominado Juizado de Pequenas Causas. Na mesma época, foi juiz auxiliar no Juizado do Consumidor. Ainda em 1995, foi titularizado no 3º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, onde permaneceu até assumir como desembargador do TJ/AL, no final de maio de 2016.

Paulo Lima

Paulo Lima é maceioense, nascido em 7 de julho de 1953. Graduado em Direito pela Ufal, no ano de 1975, ingressou na magistratura alagoana em 1979, na comarca de Piranhas. Atuou ainda em Limoeiro de Anadia, Viçosa, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Maceió. Desempenhou também a função de juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.

Em 2012, foi promovido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, pelo critério de antiguidade, passando a integrar a 2ª Câmara Cível. Assumirá a Corregedoria no lugar do desembargador Klever Rêgo Loureiro.