Cidades

Cursos de reciclagem e renovação de CNH já estão disponíveis à distância

Modalidade está à disposição há duas semanas para profissionais de entrega de cargas com motos e condutores infratores em AL

Por Tribuna Independente 17/12/2016 12h21
Cursos de reciclagem e renovação de CNH já estão disponíveis à distância
Reprodução - Foto: Assessoria

Flexibilidade. É o que caracteriza o novo método de ensino que começou há cerca de duas semanas a ser aplicado pelos Centros de Formação de Condutores em Alagoas. Profissionais que trabalham no setor de entrega de cargas através de motos ou motoristas infratores que precisam passar por uma reciclagem e condutores que necessitam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão fazer as aulas teóricas na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

As autoescolas do Estado também estão regulamentadas a ofertar aulas teóricas em EAD para motociclistas e motofretistas - os chamados motoboys; renovação e reciclagem à distância para os condutores infratores que atingiram ou ultrapassaram 20 pontos na CNH. A modalidade de curso está disponível, em Alagoas, há cerca de duas semanas, e até o momento, três condutores realizaram matrícula para fazer o EAD.

A diretora da Procondutor, - empresa de tecnologia voltada para a educação no trânsito -, Claudia Moraes, explicou que quando o condutor atinge 20 pontos na CNH é notificado pelo Detran para que entregue a Carteira e, em seguida, faça o curso de reciclagem; deste modo, ele segue até um Centro de Formação de Condutores, faz a matrícula e recebe um login e senha.

“O aluno tem 30 horas para fazer o curso teórico on-line, e, durante o período, passará pelos módulos obrigatórios de acordo com a resolução 168, entre eles: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal. Ele terá acesso ao conteúdo técnico com orientações sobre a conscientização, para que tenha uma atitude mais positiva no trânsito. Finalizando, ele fará uma prova simulada e precisa ter 70% de aproveitamento, ou seja, acertar 21 questões”, detalhou.

“Ao realizar a prova e se aprovado, as informações são enviadas para o Detran [Departamento Estadual de Trânsito], e a partir daí, o aluno faz o agendamento da prova. O EAD promove a mobilidade dentro do tempo de cada cidadão. É a tecnologia contribuindo com a educação”, emendou.

Para agendar a prova, segundo Cláudia Moraes, o processo é simples, basta entrar no site do Detran. “Fazendo a prova, ele retoma a CNH”. Para o caso da renovação da CNH, o EAD abrange o conteúdo de 10 horas para Direção Defensiva e 5 horas para Primeiros Socorros. A diretora frisou que a Procondutor está em São Paulo há 20 anos no mercado, e já aplicou 11 milhões de cursos e provas.

CONTROLE

Conforme João Batista, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SINDCFC-AL), o Centro de Formação controla o aluno na medida em que ele acessa o sistema, visto que também, o aluno terá que se submeter a uma prova a cada assunto visto. “A frequência de acesso é acompanhada pelo diretor de ensino”, disse.

Curso teórico em EAD pode ser acessado de qualquer lugar

O presidente João Batista enfatizou que a regulamentação no estado foi uma parceria entre SINDCFC-AL e o Detran/AL, por meio da portaria 1057/16, publicada no Diário Oficial do Estado, em junho deste ano. “Na nova metodologia de ensino, o aluno deverá ir a um CFC para realizar a matrícula, onde sua digital será capturada através de biometria e inicia o curso teórico à distância de qualquer local”.

Ao finalizar as 30 horas de aula, o aluno está apto a realizar o exame teórico no Detran/AL, mediante validação biométrica. O curso à distância de reciclagem para condutores infratores que tiveram a CNH suspensa e para os profissionais que atuam no transporte de passageiros e entrega de mercadorias foca na educação de trânsito. Assim, evitando acidentes e cumprindo o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro.

“De acordo com a portaria, o condutor que estiver em desacordo com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) recebe a notificação do Detran/AL para devolução da habilitação, que deverá cumprir o prazo de suspensão, em seguida submeter-se ao curso de reciclagem e depois realizar a prova teórica”, reforçou o sindicalista.

Para capacitar os profissionais que formam condutores, o SINDCFC-AL realizou no início deste mês, no Hotel Maceió Atlantic Suítes, um treinamento para esclarecer a integração do sistema de ensino com o Detran/AL.