Cidades
Seades e Arsal esclarecem dúvidas sobre o transporte intermunicipal gratuito
Instituições planejam campanha para sanar questionamentos de permissionários e beneficiários e debatem medidas de desburocratização

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, recebeu nesta quinta-feira (24) as diretoras do Conselho Executivo de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), Patrícia Medeiros e Eulália Moraes, para esclarecer dúvidas apresentadas à agência por beneficiários do Cartão do Idoso, do cartão do Passe Livre e permissionários do transporte coletivo intermunicipal.
O Cartão do Idoso garante o transporte gratuito entre os municípios alagoanos e é concedido a pessoas com mais de 60 anos, mediante comprovação de renda familiar inferior a dois salários mínimos. Já o Passe Livre é destinado a pessoas com deficiência ou portadores de patologia crônica, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, e que estejam em tratamento médico fora do município em que residem. Os dois cartões são emitidos pela Seades, com o acompanhamento da Arsal.
De acordo com a diretora do Conselho de Regulação Patrícia Medeiros, as dúvidas que chegam à Agência se referem principalmente aos veículos de transporte complementar. Para sanar esses questionamentos, as duas instituições planejam uma campanha de conscientização para usuários e transportadores.
“Temos a necessidade de prestar esclarecimentos para os idosos os critérios e o procedimento para emissão do cartão, e para os permissionários, que têm dúvidas sobre quais documentos devem aceitar. Daí nasceu a necessidade de realizar uma campanha de conscientização, tanto para quem transporta, quanto para quem tem o direito ao transporte gratuito. O encontro foi bastante esclarecedor e serviu também para estreitar relações”, explicou Patrícia Medeiros.
Na avaliação do secretário Antônio Pinaud, a reunião, da qual participaram os gestores do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD) e da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, que operacionalizam o cartão do Passe Livre e o Cartão do Idoso, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas no cumprimento da legislação que garante o acesso ao transporte gratuito para quem precisa.
“A Seades está empenhada em garantir que idosos, pessoas com deficiência e os alagoanos que precisam de tratamento médico adequado o direito a se deslocar, sem custos, pelo Estado. O contato mais intenso com a Arsal vai ajudar a desburocratizar a emissão desses cartões e a levar mais informações sobre a gratuidade a todos os envolvidos”, disse Pinaud.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas