Cidades
Alagoana vira destaque internacional em congresso na Bolívia
Detentora de vários prêmios, Albanize Mirindiba já participou de 28 Congressos Internacionais
A maceioense Albanize Mirindiba desembarcou há poucos dias em Alagoas, proveniente de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, trazendo, em sua bagagem, a criação de valioso projeto/convênio, que visa atender pessoas que portam deficiência visual. Os planos foram traçados durante o VIII Congresso Internacional de Educação Física da FIEP, onde ela ministrou um curso de orientação e mobilidade para pessoas que enfrentam problemas de visão. Disse que teve a oportunidade de interagir com diversas personalidades integrantes de associações e institutos, o que resultou na criação de um novo trabalho que esta sendo constituído para 2017.
“Em tempo, eu posso ser comunico à presidência mundial, que o curso ministrado pela professora Albanize Mirindiba em "orientação e mobilidade - Actividades para deficientes visuais", a sinergia obtida com os participantes do curso e etapas direta feita pela professora, vamos abrir um programa de treinamento específico para criar melhores condições para este grupo social, sensibilizando as autoridades e instituições que inclua esta questão em projetos de desenvolvimento e reforçar o nosso apoio para dar-lhes oportunidades para se aventurar nos Jogos Paralímpicos, por fazer parte do nosso plano de desenvolvimento”, comentou Guillermo Saucedo Vaca, diretor do Serviço do Departamento de Esportes do Governo Autónomo de Santa Cruz de La Sierra.
Detentora de vários prêmios, Albanize Mirindiba já participou de 28 Congressos Internacionais. Ela é professora de Educação Física e Fisioterapeuta; é especialista em Fisiologia do Exercício, onde atua com pessoas com necessidades especiais há 30 anos e com práticas de exercícios aquáticos. Meses atrás, recebeu da Câmara de Maceió, a Comenda Gerônimo Ciqueira (indicação do vereador Luiz Carlos Santana/DEM) pelos relevantes serviços prestados na defesa da inclusão social, econômica, política e cultural de pessoas com deficiência.
Há 24 anos Mirindiba atua em Alagoas, à frente de Delegada Regional da FIEP, que é a Fédération Internationale d’Education Physique, órgão fundado em 2 de junho de 1923 em Bruxelas, capital da Bélgica. O próximo passo da professora será em Foz de Iguaçu/PR, sede mundial da FIEP, no dia 13 de janeiro de 2017, onde fará o anúncio do X Congresso Regional da FIEP em Alagoas, durante a realização do XXXII Congresso Internacional que deverá reunir representantes de 131 países.
“O Congresso em Alagoas será em setembro, em meio às comemorações dos 40 anos da FIEP em nosso Estado. Lançaremos o Selo e a Medalha Comemorativa, que trará o nome do desportista Luiz Carlos Santana (Adefal). A expectativa é a de realizarmos um grande evento, com cursos na área de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, tempo em que realizaremos a 4ª Jornada Interdisciplinar. Teremos ainda apresentação folclórica, feira de livros e materiais esportivos, além uma corrida de rua para fazer desse evento o melhor já realizado pela Delegacia da FIEP".
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
3Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares