Cidades

Estado começa processo de escoramento da superestrutura do viaduto de Jacarecica

Estaqueamento na ponte sobre o Rio Jacarecica foi finalizado

Por Agência Alagoas 28/10/2016 21h53
Estado começa processo de escoramento da superestrutura do viaduto de Jacarecica
Reprodução - Foto: Assessoria
A Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) trabalha na primeira fase da duplicação da rodovia AL-101 Norte. A obra segue em ritmo acelerado, realizando nesta semana o início do escoramento da superestrutura do viaduto de Jacarecica.

“O processo de escoramento para superestrutura é um trabalho prévio à concretagem. A superestrutura é composta pela implantação de longarinas, terra armada e a laje que sustentará o asfalto”, explica o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

Além da superestrutura do viaduto, seguem em andamento as obras para construção da ponte sobre o Rio Jacarecica. O processo de estaqueamento foi concluído e a concretagem dos pilares de sustentação do elevado está sendo realizada nesta semana. Esta, que é a primeira ponte no total de três, está sendo construída ao lado da atual, com previsão de término em seis meses, aproximadamente.

As novas pontes sobre o Rio Jacarecica serão um metro e meio mais altas, com o intuito de dar maior vazão ao rio, evitando, dessa forma, o seu assoreamento, que consiste no acúmulo de areia e demais detritos no fundo do curso de água.

Via Azul

Ao longo da rodovia, seguem as obras com a construção das galerias pluviais para o sistema de drenagem da pista. A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá, aproximadamente, 6 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos, este na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.

Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.