Brasil

Saiba quem era alagoana morta a facadas em São Paulo

Ivia Estefânia, de 40 anos, natural de Messias e mãe de 10 filhos, tinha se mudado recente

Por Tribuna Hoje 20/01/2026 14h25
Saiba quem era alagoana morta a facadas em São Paulo
Ivia Estefânia da Silva de Castro, de 40 anos - Foto: Reprodução/Acervo pessoal


Ivia Estefânia da Silva de Castro, de 40 anos, natural de Messias, no interior de Alagoas, e mãe de 10 filhos, foi assassinada a golpes de faca no último sábado (17) em Tremembé, na Zona Norte de São Paulo. A suspeita do crime, uma mulher de 25 anos, foi presa em flagrante. A vítima, segundo sua irmã Ilverlânia da Silva de Castro, de 41 anos, era uma mulher alegre e tinha chegado há pouco tempo em São Paulo. 

No momento do ataque, Ivia segurava no colo seu filho mais novo, de quatro anos. Além dele, vivia com outros três filhos: um de nove, outro de sete e uma menina de cinco anos. As crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar da cidade.

"Soubemos da morte no sábado à noite. Mas tivemos a confirmação depois do vídeo. Horrível, eu nem vi. Ela estava morando há nove meses em São Paulo, foi com quatro filhos e o pais das crianças. Eles estavam casados na época", explicou a irmã da vítima, Ilverlânia.

A irmã descreveu Ivia como uma pessoa alegre e muito querida. “Estamos buscando justiça. Minha irmã era muito alegre, gostava de se divertir e era querida por todo mundo”, afirmou.

A mãe de Ivia, de 62 anos, viajou de Araucária (PR) para São Paulo para reconhecer o corpo. A família enfrenta dificuldades financeiras para realizar o translado de volta para Alagoas, estimando o custo em cerca de R$ 6 mil, e iniciou uma campanha para arrecadar os recursos.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, ao chegar, a suspeita confessou o crime e indicou o local. Ivia foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

O caso segue em investigação, enquanto a família luta por justiça e tenta trazer o corpo para seu estado natal.