Brasil
Cidade Universitária terá novo CMEI
Unidade vai atender até 600 crianças com ambientes planejados e 100% equipados

A construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) foi iniciada no bairro Cidade Universitária. O equipamento integra o Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) e está inserido no eixo de políticas sociais e redução de vulnerabilidades.
Com 3,7 mil m² de área construída, a nova unidade de ensino terá capacidade para atender até 600 crianças, de 0 a 5 anos, e será entregue 100% equipada. Além da estrutura de salas de aula e leitura, berçário, pátios, quadra esportiva e refeitório, o espaço contará com horta educativa, consultórios médico e odontológico, sala de vacina e ambientes para prática de atividades culturais e lazer, a exemplo de uma minipista de corrida.
Os ambientes foram planejados para garantir acessibilidade e vão dispor de rampas, piso tátil e espaços adaptados para pessoas com deficiência.
Previsto para ser concluído até o final deste ano, o projeto cumpre as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, com contribuições de especialistas do Município de Maceió para adequação às necessidades locais.

Outras obras do PAS
Mais duas obras que integram o PAS estão em andamento. No bairro Cidade Universitária, o novo Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS AD III) contará com 694 m² de área construída. O equipamento, estruturado para atendimentos especializados em saúde mental e dependência química, terá capacidade para atender até 45 pacientes por dia.
Já em Bebedouro, está em execução a reforma do imóvel para o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com área total de 775 m², o espaço será entregue equipado e vai contar com área exclusiva para os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) e do Espaço Flexal.
Sobre o PAS
A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol estão previstas no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
O Plano de Ações Sociourbanísticas reúne mais de 40 iniciativas que englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de medidas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística. Parte das ações é executada pela companhia; outras pelo Município de Maceió. O orçamento, custeado pela Braskem, é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
O plano está organizado em quatro eixos de atuação: políticas sociais e redução de vulnerabilidades; atividade econômica, trabalho e renda; qualificação urbana e ambiental; e preservação da cultura e memória.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo