Brasil
SP: chuva causa deslizamentos de terra, queda de árvores e alagamentos

Diversos municípios de São Paulo foram afetados pela chuva que caiu na sexta-feira (31/1) no estado. Foram registrados ao menos 20 pontos de alagamento, deslizamentos de terra e quedas de árvore. Até a manhã deste sábado (1º/2), não havia registros de vítimas.
O que se sabe
A Defesa Civil enviou alertas severos sobre a chuva para Guarujá, capital paulista, ABC, Franco da Rocha e Francisco Morato;
A cidade de Guarujá, no litoral paulista, recebeu três alertas, sendo um severo e dois extremos;
A Marginal Tietê, na capital, segue com alagamentos intransitáveis em diversos pontos em ambos os sentidos;
Os locais que mais acumularam chuva, de acordo com a Defesa Civil, foram Caieiras (Jardim Marcelino), com 95 mm; Ferraz De Vasconcelos (Centro), com 87 mm; Ferraz De Vasconcelos (Pres. Castello Branco), com 81 mm; São Paulo (Cidade Tiradentes 2), com 80mm; e Cabreúva (Centro), com 79 mm.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital encerrou, por volta das 6h30, o estado de atenção para alagamentos. Após a madrugada chuvosa, as instabilidades perderam força, restando apenas garoa e chuviscos para a manhã deste sábado.
O final de semana deve ser nublado e chuvoso em todo o estado, com risco para inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Chuva nos municípios
Em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram registrados seis pontos de deslizamento de terra e queda de árvore em via pública. Ao menos 40 pessoas foram retiradas preventivamente de suas residências e alojadas nas casas de parentes.
A equipe da Defesa Civil do estado se deslocou ao município durante a madrugada e acionou o sistema de sirene na barreira do João Guarda. A cidade deve receber, ainda na manhã deste sábado, material de ajuda humanitária.
Veja a situação em Guarujá:
Na capital paulista, houve 10 pontos de alagamento, três córregos extravasados, cinco córregos em estado de atenção, um desabamento de terra, 19 quedas de árvore, desabamento de muro e pontos de alagamento intransitáveis foram registrados durante a chuva.
O muro que caiu desabou sobre uma residência e duas pessoas, sendo mãe e filho, ficaram feridos. Ambos foram socorridos com escoriações leves ao Hospital Vereador José Storopolli e UPA Jaçanã.
Veja como ficou Caieiras:
Em Diadema, foram registrados sete pontos de alagamento e o Corpo de Bombeiros foram acionados para resgatar pessoas ilhadas; não houveram vítimas. Mauá e São Caetano do Sul registraram pontos de alagamento.
Em Santo André, houve quedas de árvores e em São Bernardo do Campo, um deslizamento de terra em via pública, além dos alagamentos.
Em Franco da Rocha, além de pontos de alagamento na região central, a estação de trem da CPTM ficou inoperante. Francisco Morato também foi atingido na região central e registrou um deslizamento de terra em via pública.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL