Brasil
Relatório sobre casos crescentes de intolerância é lançado na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
O II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, publicação organizada pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (CEAP) e pelo Observatório de Liberdades Religiosas (OLIR), com apoio da Representação da UNESCO no Brasil, traz dados alarmantes sobre o crescimento do discurso de ódio.
Uma média de 3 denúncias de intolerância religiosa por dia em 2022.
Para a construção deste rico apanhado, a equipe do OLIR buscou acionar instituições e bases de dados oficiais sobre a temática. Foram coletados subsídios e estatísticas do Disque 100 do então Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), do ISP (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro) e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro. Somados a isso, foram reunidos os casos levantados pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), denúncias veiculadas na imprensa a nacional e dados apresentados pela comunidade indígena, pela muçulmana e pela comunidade judaica. O relatório também inova ao trazer extratos de casos de intolerância religiosa veiculados nas mídias e imprensas nacionais nos últimos anos.
O relatório, disponibilizado no dia 19 de janeiro de 2023, foi dividido da seguinte forma:
a primeira parte é dedicada à apresentação das fontes e dos dados quantitativos extraídos das fontes; e
a segunda seção apresenta artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores que vêm, ao longo dos anos, se debruçando sobre o tema.
Arquivos
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver