Brasil

Criança brasileira com alto Qi não perde tempo com redes sociais, revela família

Aos 2 anos Elio Henrique já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas

Por Assessoria 08/09/2022 14h10
Criança brasileira com alto Qi não perde tempo com redes sociais, revela família
Segundo a mãe dele, Brenda Santis, hoje o menino acaba se interessando mais por outra forma de consumir internet - Foto: Divulgação

O menino Elio Henrique Santis Dalferth, brasileiro mais novo a entrar para uma das sociedades de pessoas de alto Qi no mundo - Mensa da Inglaterra -, pode estar se destacando também como um ponto fora da curva não só pela superdotação, mas pelo fato de ir na contramão das crianças da sua idade no que diz respeito ao consumo de redes sociais.

Segundo a mãe dele, Brenda Santis, hoje o menino acaba se interessando mais por outra forma de consumir internet.

“Ele prefere muito mais o YouTube kids do que ter contato com Instagram, TikTok (…) a gente tenta sempre evitar que ele tenha contato com essas ferramentas que muitas vezes só nos fazem perder tempo”, disse Brenda.

Mediante isso, também segundo ela, Elio tem mostrado interesse por uma forma mais enriquecedora de uso dos meios digitais.

“Ele passa a maior parte do tempo brincando com os dinossauros que ele adora, a tarde vai para escola e quando volta ele tem um momento para assistir conteúdos educativos e desenhos animados que ele também adora no YouTube Kids”, iniciou.

“Hoje, vendo que ele demonstra interesse por coisas um pouco mais educativas, nós já colocamos ele para aprender a fazer programação, ele já consegue jogar bem o Minecraft e está atualmente aprendendo todos os comandos de um computador grande”, completou.

Sobre Elio Henrique


Aos 2 anos Elio Henrique já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas.

Primeiro ele falou inglês e depois português. Até hoje muito da sua fala mistura as duas línguas.

Élio conhece com razoável profundidade todos os planetas do sistema solar, identificando as quantidades de luas dos planetas que as possuem, além de entender sobre a variação das galáxias no universo e a existência de buracos negros e de estrelas maiores que o sol.

Todo o conhecimento de Elio foi adquirido por ele mesmo, ninguém o ensinou. É um autodidata genuíno. Em julho deste ano ele fez 5 anos e já aprendeu - por ele próprio - a ler em inglês e português.

O gênio nasceu e mora em Marabá, interior do Pará, ama dinossauros, mas a sua maior expectativa é conhecer Elon Musk, para viajar com ele até Marte.

Elio já foi submetido a testes que apontaram 145 de QI e em uma variação essa pontuação chegou a 156, superando 99% dos superdotados da sua idade.