Brasil

Morre em Porto Alegre a ex-primeira-dama do RS Judite Dutra

Esposa do ex-governador Olívio Dutra (PT) faleceu na manhã desta sexta (20). Ela estava internada no Instituto de Cardiologia por complicações da diabete.

Por G1 20/05/2022 17h06
Morre em Porto Alegre a ex-primeira-dama do RS Judite Dutra
Olívio Dutra com Judite e os filhos Laura e Espártaco - Foto: Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 6h, a ex-primeira-dama do Rio Grande do Sul Judite Dutra. A esposa do ex-governador Olívio Dutra (PT) estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, por complicações da diabetes.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa na página oficial do político. O velório será neste sábado (21), a partir de 8h30, no Crematório Angelus, e a cerimônia de cremação acontece às 11h.

Eles estavam casados há 54 anos e comemoraram as Bodas de Ouro em fevereiro de 2018. O casal teve dois filhos, Laura e Espártaco.

Nas redes sociais, políticos manifestaram o pesar. O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) prestou solidariedade.

"Estendo meu abraço e minha solidariedade ao ex-governador Olívio Dutra pelo falecimento de sua esposa, Judite. Que Deus dê força a ele, aos familiares e aos amigos neste momento de tanta tristeza", escreveu.

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira (PT), comentou sobre a convivência com Judite e o ex-governador.

"Tive o privilégio de poder conviver com ela em diversos momentos pelo Rio Grande afora. A força e o companheirismo da Judite foram fundamentais para a construção da bonita trajetória do Olívio e do próprio PT no Rio Grande do Sul. Que ela possa descansar em paz!", afirmou.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disse que a esposa Valéria Leopoldino e ele têm "grande admiração pelas contribuições deixadas à cidade e ao estado".

"Toda nossa solidariedade ao ex-governador Olívio. Que Deus conforte os familiares e amigos", escreveu.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à Presidência pelo PT, de quem Olívio foi ministro das Cidades, também manifestou pesar pela morte de Judite.

"Ao meu amigo Olívio, seus filhos e netos, meus sentimentos e meu abraço afetuoso", disse Lula.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) também desejou força aos familiares. "Desejamos muita paz e muita luz nesta hora difícil para toda família", disse.