Brasil

Um a cada três brasileiros apoia intervenção militar no país

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que, entre os que defendem volta da Ditadura, maioria tem mais de 45 anos

Por EXAME.com 20/12/2016 18h36
Um a cada três brasileiros apoia intervenção militar no país
Reprodução - Foto: Assessoria

Cerca de 35% dos brasileiros apoiam uma intervenção militar provisória no país, revela um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado neste mês. O conteúdo da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Radar On-Line de Veja.com.

O levantamento foi feito com 2.016 pessoas em 24 estados e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de dezembro.

Segundo o instituto, a pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de cerca de 2%. De acordo com o resumo do estudo, os entrevistados tiveram que responder à pergunta “O Sr(a) seria a favor ou contra a uma intervenção militar provisória no país nesse momento?”.

A maior parte (59,2%) dos entrevistados se disse contrária a uma intervenção dos militares no Brasil, enquanto 5,7% não souberam ou não quiseram responder.

O maior porcentual de pessoas que defenderam a volta de uma intervenção está nos grupos com entrevistados de 45 a 59 anos (39,6%) e de 60 anos ou mais (39,3%), que vivenciaram a Ditadura Militar do Brasil e viram as violações de direitos humanos vividas durante o regime.