Brasil

Pezão diz que UPPs continuam e que novo secretário terá autonomia

Ele quer voltar ao fim do mês e disse que vai honrar salários de servidores

Por G1 12/10/2016 21h00
Pezão diz que UPPs continuam e que novo secretário terá autonomia
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse ao RJTV desta quarta-feira (12) que o novo secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, terá autonomia e garantiu também que o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora vai continuar. Sá substitui José Mariano Beltrame, que apontou o projeto nas comunidades como o mais importante ao longo de quase 10 anos dele no cargo.

O governador licenciado disse ainda que não vai medir esforços para ampliar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e que um dos avanços no governo de Sérgio Cabral foi a "despolitização da secretaria de Segurança". Pezão também elogiou o novo titular da pasta. "Ele foi o braço direito do Beltrame, fazia a interface das polícias. Conhece como poucos, foi da PM, foi do Bope, é Policial Federal e formado em Direito na PUC. Conhece a Segurança Pública como ninguém"

Pagamento de servidores

Pezão disse que "todo mês está sendo uma luta muito grande" e afirmou que vai tentar honrar com os pagamentos até o fim do mês.

"Tem uma série de medidas que vamos tomar até outubro e esperamos estar viabilizando esses pagamentos". Em entrevista ao RJTV nesta terça-feira (11) o secretário José Mariano Beltrame, citou um temor sobre o pagamento dos salários.

Volta no final do mês

Afastado desde abril, Pezão está licenciado até o fim deste mês. Ele disse que pretende voltar em breve.

"Eu quero [voltar] dia 31 de outubro, se Deus quiser. Meu médico está praticamente me liberando, mas volto dia 31 de outubro e o Dornelles me ajudando. Sei que não posso voltar como me dedicava, 16 horas por dia, mas pelo menos umas 8h por dia com o Dornelles do meu lado", afirmou.