Turismo

Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela será implantada em Alagoas

Vários municípios estão na trilha

Por Claudio Bulgarelli 09/01/2026 07h49 - Atualizado em 09/01/2026 08h28
Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela será implantada em Alagoas
Na trilha de Compostela - Foto: Divulgação

Alagoas se prepara para receber, nos próximos meses, um dos mais relevantes projetos de turismo de experiência e fé da atualidade: a implantação da Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela em território alagoano, um evento de cunho internacional que promete inserir o estado em uma das mais simbólicas rotas de peregrinação do mundo. A origem do Caminho de Santiago remonta ao século IX, com a redescoberta do túmulo do apóstolo São Tiago Maior, na Galícia, Espanha, o que transformou o local em um importante centro de peregrinação cristã, atraindo fiéis de toda a Europa para venerar suas relíquias e dando origem às diversas rotas que hoje conhecemos como Caminho de Santiago, com destaque para o Caminho Francês, o mais famoso, e o Caminho Primitivo, o mais antigo.

Em Alagoas, o projeto começou a ganhar forma em outubro de 2025, quando a historiadora Vera Castro, responsável pela Trilha de Santiago no Estado de Alagoas, iniciou o trabalho de mapeamento do circuito. Na primeira etapa, o percurso passou pelos municípios de Capela, Mar Vermelho e Tanque d’Arca, ficando pendente apenas a inclusão de Maribondo, dentro do escopo do projeto Tríplice Divisa, que conecta territorialmente e culturalmente a região.
Diante da dimensão e do alcance da iniciativa, outros municípios estratégicos também serão incorporados ao roteiro, a exemplo de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Quebrangulo, todos integrantes da Instância de Governança Regional Serras e Quilombos (Região dos Quilombos), fortalecendo a integração turística e cultural do interior alagoano.
Mas segundo Hélvio Peixoto, secretário de Turismo e Cultura de Tanque D´Arca, um dos organizadores do projeto, a proposta vai além do turismo religioso. ``Trata-se de um verdadeiro projeto de desenvolvimento regional, construído de forma gradual, um “projeto formiguinha”, que avança por meio da regionalização do turismo, valorizando os atrativos naturais, históricos, culturais e humanos de cada município envolvido´´, afirma ele.
A Trilha de Santiago em Alagoas nasce como fruto do esforço conjunto de gestores públicos, secretários municipais, empreendedores e agentes do turismo, que apostam na cooperação como caminho para promover visibilidade, geração de renda e fortalecimento da identidade regional. Assim, com a chegada da rota, Alagoas passa a integrar oficialmente o circuito internacional da Trilha de Santiago de Compostela, projetando suas paisagens, sua fé, sua cultura e seu povo para o Brasil e para o mundo.
A pesquisadora Vera Castro, que é uma das grandes referências da Trilha de Santiago de Compostela em Alagoas, é e responsável pela implantação e pelo fortalecimento da rota no Estado, também integra o seleto grupo brasileiro que leva peregrinos ao Caminho de Santiago, no continente europeu, aproximando culturas, pessoas e propósitos.
Mais que uma organizadora, Vera é uma entusiasta incansável da caminhada. Em cada etapa, ela promove encontros que vão além do percurso físico, construindo histórias de superação, fé e pertencimento. Seu trabalho tem permitido que muitos alagoanos realizem o sonho de viver essa experiência internacional, ao mesmo tempo em que traz para Alagoas o espírito universal do Caminho. Vera Castro transforma passos em pontes, ligando Alagoas ao mundo, num verdadeiro intercâmbio de nações unidas pela esperança, pela coragem e pela jornada interior que a Trilha de Santiago inspira.