Turismo
Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela será implantada em Alagoas
Vários municípios estão na trilha

Alagoas se prepara para receber, nos próximos meses, um dos mais relevantes projetos de turismo de experiência e fé da atualidade: a implantação da Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela em território alagoano, um evento de cunho internacional que promete inserir o estado em uma das mais simbólicas rotas de peregrinação do mundo. A origem do Caminho de Santiago remonta ao século IX, com a redescoberta do túmulo do apóstolo São Tiago Maior, na Galícia, Espanha, o que transformou o local em um importante centro de peregrinação cristã, atraindo fiéis de toda a Europa para venerar suas relíquias e dando origem às diversas rotas que hoje conhecemos como Caminho de Santiago, com destaque para o Caminho Francês, o mais famoso, e o Caminho Primitivo, o mais antigo.
Em Alagoas, o projeto começou a ganhar forma em outubro de 2025, quando a historiadora Vera Castro, responsável pela Trilha de Santiago no Estado de Alagoas, iniciou o trabalho de mapeamento do circuito. Na primeira etapa, o percurso passou pelos municípios de Capela, Mar Vermelho e Tanque d’Arca, ficando pendente apenas a inclusão de Maribondo, dentro do escopo do projeto Tríplice Divisa, que conecta territorialmente e culturalmente a região.
Diante da dimensão e do alcance da iniciativa, outros municípios estratégicos também serão incorporados ao roteiro, a exemplo de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Quebrangulo, todos integrantes da Instância de Governança Regional Serras e Quilombos (Região dos Quilombos), fortalecendo a integração turística e cultural do interior alagoano.
Mas segundo Hélvio Peixoto, secretário de Turismo e Cultura de Tanque D´Arca, um dos organizadores do projeto, a proposta vai além do turismo religioso. ``Trata-se de um verdadeiro projeto de desenvolvimento regional, construído de forma gradual, um “projeto formiguinha”, que avança por meio da regionalização do turismo, valorizando os atrativos naturais, históricos, culturais e humanos de cada município envolvido´´, afirma ele.
A Trilha de Santiago em Alagoas nasce como fruto do esforço conjunto de gestores públicos, secretários municipais, empreendedores e agentes do turismo, que apostam na cooperação como caminho para promover visibilidade, geração de renda e fortalecimento da identidade regional. Assim, com a chegada da rota, Alagoas passa a integrar oficialmente o circuito internacional da Trilha de Santiago de Compostela, projetando suas paisagens, sua fé, sua cultura e seu povo para o Brasil e para o mundo.
A pesquisadora Vera Castro, que é uma das grandes referências da Trilha de Santiago de Compostela em Alagoas, é e responsável pela implantação e pelo fortalecimento da rota no Estado, também integra o seleto grupo brasileiro que leva peregrinos ao Caminho de Santiago, no continente europeu, aproximando culturas, pessoas e propósitos.
Mais que uma organizadora, Vera é uma entusiasta incansável da caminhada. Em cada etapa, ela promove encontros que vão além do percurso físico, construindo histórias de superação, fé e pertencimento. Seu trabalho tem permitido que muitos alagoanos realizem o sonho de viver essa experiência internacional, ao mesmo tempo em que traz para Alagoas o espírito universal do Caminho. Vera Castro transforma passos em pontes, ligando Alagoas ao mundo, num verdadeiro intercâmbio de nações unidas pela esperança, pela coragem e pela jornada interior que a Trilha de Santiago inspira.
Mais lidas
-
1Veja antes e depois
Aline Campos (ex-Riscado) explode e rasga o verbo após críticas sobre aparência
-
2De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
3Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
4Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
5Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió



