Turismo
Um dos pratos mais tradicionais da culinária alagoana, o File do Zezé, está completando 37 anos
Como a paixão do alagoano continuam sendo as carnes, o Filé do Zezé, que já faz parte do patrimônio gastronômico alagoano, tornou-se referência da boa cozinha praticada na terra dos Marechais. Elogiado há 37 anos por turistas e locais como “o melhor filé de Alagoas”, o autêntico churrasco do Zezé, que nasceu no bairro do Riacho Doce, continua sendo a principal atração do cardápio do Filé do Zezé Jatiúca, um dos poucos locais em Maceió que mantém a receita tradicional.

E tudo começou numa casa de ambiente simples no povoado de Riacho Doce, que acabou virando referência de bom churrasco graças à habilidade de seu falecido proprietário, José Figueiredo, o Zezé, na escolha e corte da carne. Açougueiro e acostumado a trabalhar com o abate de boi desde menino, ele tinha uma técnica própria para executar o corte e limpeza das peças, cujo gado era também escolhido a dedo, além de dominar o ponto exato na churrasqueira para garantir um churrasco macio, suculento e saboroso.
Comandado pela família, o negócio contava com Zezé à frente da churrasqueira e com sua esposa, Déda, no comando da cozinha, de onde saiam tanto os acompanhamentos, como feijão de corda. Seu Zezé, falecido em 2010, deixou para um dos filhos, Beto, a missão de dar continuidade a receita tradicional, que atualmente pode ser encontrada no Filé do Zezé Jatiúca, o verdadeiro local em Alagoas que mantém o autêntico e nobre filé com queijo coalho como carro-chefe de seu cardápio. Macio e no ponto perfeito, o filé duplo, com boas e valorosas gramas de carne de primeira, também é servido na versão coberta com queijo coalho e manteiga de garrafa.
Assim, o churrasco do Zezé, que já faz parte do patrimônio gastronômico alagoano, e que tem mantido a tradição na receita original no Filé do Zezé, faz enorme sucesso entre os frequentadores locais e turistas, pois quando chega à mesa, além do sabor original, revela também uma exclusividade, que ganha comentários positivos no mínimo a 37 anos.
Mais lidas
-
1Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
2Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
3Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
4Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
5‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado




